Melhoria é resultado de parceria entre a GRU Airport e a Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos
Redação TranspoData
Foto GRU Airport, Divulgação
A GRU Airport recebeu uma comitiva de membros da Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (TSA), do Departamento de Segurança Interna, no Aeroporto de Guarulhos, para a entrega de equipamentos modernos e mais eficientes destinados a aprimorar a segurança da aviação civil. A parceria, firmada sob a supervisão e apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, contempla a entrega de equipamentos pelo governo dos Estados Unidos por meio de um memorando de entendimento firmado em 2023 entre TSA e GRU Airport, em coordenação com o governo brasileiro por meio do programa Aeroportos+Seguros.
O Aeroporto Internacional de São Paulo passa a operar com equipamentos de última geração, elevando os padrões de inspeção e o nível de segurança. A doação de US$ 2 milhões foi financiada pelo Departamento de Estado, por meio do Bureau de Contraterrorismo, e facilitada pelo Departamento de Justiça, sob a supervisão da Anac e anuência da SAC.
Os equipamentos incluem raios-x de visão dupla, tecnologia avançada de imagem (AIT-body scanner) e detecção de traços de explosivos (ETD), além de treinamento para os agentes de segurança. O projeto tem como objetivo aumentar a segurança da aviação, mitigar riscos e reforçar a proteção dos passageiros que embarcam com destino internacional por GRU, o maior aeroporto do Brasil. Os equipamentos recém-instalados são os mesmos utilizados pela TSA em 440 aeroportos nos Estados Unidos.
Os equipamentos como os body scanners e os raios-X de visão dupla são essenciais para a segurança da aviação brasileira, principalmente considerando a representatividade do Aeroporto Internacional de São Paulo. A modernização de equipamentos está em linha com o aumento de demanda dos passageiros e também com o objetivo de oferecer excelência na operação do maior hub do país.
Em 2024, o aeroporto registrou movimento de 43,6 milhões de passageiros. Guarulhos é o segundo da América do Sul a receber uma doação dessa magnitude, complementando doação anterior feita ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em janeiro deste ano. O layout recém-inaugurado do ponto de inspeção oferece mais uma camada de segurança para a indústria global de aviação e garante o transporte seguro de pessoas e mercadorias.