A ferramenta Chat Fretebras também traz mais eficiência ao setor, aumentando a velocidade das negociações e contratações de motoristas
Redação TranspoData
Foto Reprodução, Divulgação
A Fretebras anuncia o lançamento de ferramenta para que as negociações entre caminhoneiros e empresas ocorram totalmente dentro de sua plataforma. Seguindo o exemplo de empresas como Mercado Livre e Amazon, agora as negociações realizadas na Fretebras saem de vias paralelas de aplicativos de mensagem, como Whatsapp, e acontecem no próprio ambiente do marketplace para evitar golpes de terceiros e fraudes que fogem do controle da companhia.
Cerca de 85% de todas as denúncias que envolvem o nome da Fretebras como roubos ou furtos na realidade aconteceram fora do ecossistema da empresa. “Agora, o fraudador não conseguirá se passar por um motorista para roubar uma carga porque as conversas serão em nosso chat interno, ou seja, será um motorista realmente cadastrado na plataforma e aprovado por nós falando com a empresa transportadora que também já foi verificada”, explica Federico Vega, CEO da Fretebras.
As negociações realizadas fora da plataforma continuam sem interferência da Fretebras, o que impede o combate à criminalidade. Por isso, a empresa propôs essa mudança de hábito, de processo nas contratações e fechamentos de fretes, para que tenha maior controle dos usuários e assim evitar possíveis golpes. “Apesar dessa tecnologia não ser novidade, é algo totalmente disruptivo para o setor de transporte rodoviário de cargas, já que muda a dinâmica do dia a dia dos operadores de carga para contratarem motoristas com mais segurança, evitando fraudes no processo”, comenta Vega.
Ganhos de agilidade e eficiência
Chamada de “Chat Fretebras”, a novidade promove principalmente o aumento da segurança na contratação dos fretes e fornece maior agilidade e eficiência nas negociações com o compartilhamento de documentação simplificada e rápida. Também assegura o gerenciamento de risco já pré-aprovado do caminhoneiro em negociação e o acesso a localização em tempo real.
Ao iniciar a conversa com um motorista, as informações já estarão muito mais facilitadas para o operador da empresa. Isso permite um ganho de eficiência e velocidade nas negociações, podendo aumentar o número de contratações de caminhoneiros para realizar o transporte de mais fretes no mês. “São mais de 20 milhões de cargas anunciadas por ano na Fretebras. Se todas forem negociadas via chat teremos uma redução enorme em prejuízos de roubos de cargas, evitando que o preço do frete aumente para o consumidor final, além de movimentar um volume maior de mercadorias nas rodovias do país”, complementa Federico Vega.
Benefícios ao caminhoneiro
Da mesma forma que as empresas terão suas cargas seguras, os caminhoneiros estarão mais precavidos de assaltos e sequestros, pois saberão que estão conversando no ambiente interno do aplicativo e com uma organização devidamente cadastrada. Além de evitar esses transtornos emocionais e ou físicos, a Fretebras oferece saldo garantido do frete para o caminhoneiro, caso observe o calote da empresa no pagamento, além do posterior bloqueio na plataforma.
Por meio do chat, a Fretebras disponibiliza proteções que ajudam a assegurar que o combinado entre caminhoneiro e empresa aconteça conforme o esperado, como no caso do pagamento do saldo. A taxa de segurança para os usuários da Fretebras bateu a marca de 99% em 2024. Com o novo sistema, a empresa espera que as negociações sejam todas feitas dentro do chat, mantendo o alto índice de proteção.