Celebrando um ano de parceria estratégica, empresas oferecem financiamento focado exclusivamente no transporte rodoviário de cargas
Redação TranspoData
Foto Frete.com, Reprodução
A Frete.com, plataforma online de transporte rodoviário de cargas, comemora um ano de parceria estratégica com o BTG Pactual, banco de investimentos, e a Polígono Capital, gestora de investimentos especializada em crédito, atingindo a marca de R$ 100 milhões em crédito concedido a transportadoras. Em 2024, as empresas lançaram um produto inédito no mercado: uma linha de crédito voltada exclusivamente para capital de giro de transportadoras. A iniciativa busca acelerar o crescimento das empresas que operaram no marketplace Fretebras, oferecendo acesso a crédito com decisões fundamentadas em dados comportamentais e operacionais exclusivos da plataforma.
Para viabilizar a operação, foi estruturado um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios de até R$ 300 milhões, com recursos da própria Frete.com, e, potencialmente, dos parceiros. A estruturação foi realizada em um trabalho conjunto da Frete.com e do BTG, que atuam como administradores, e da Polígono, que atua como gestor do veículo. “Esse tipo de financiamento não existia no Brasil com o foco e a escala como foi implementado”, garante Federico Vega, CEO da Frete.com.
Ao contrário do mercado em geral, que opera com dados genéricos, a Frete.com tem acesso a dados proprietários únicos, como avaliações, padrões de comportamento e desempenho operacional das transportadoras, o que permite oferecer condições de crédito personalizadas e mais vantajosas. A solução está inserida de forma nativa na jornada digital das transportadoras dentro da plataforma, o que torna a experiência de contratação mais simples, rápida, intuitiva e a operação ainda mais segura. “Esse tipo de financiamento é fundamental para as transportadoras, porque permite que cresçam suas operações de forma sustentável e que tenham mais força financeira”, acrescenta Vega.
De acordo com o executivo, a operação já traz resultados positivos tanto em volume quanto em retorno. “Este é o primeiro capítulo da jornada para construir a maior fintech do setor de transporte de cargas da América Latina e, quem sabe, do mundo. Já temos novos produtos em desenvolvimento para anunciar em breve”, antecipa.