Sistema, que elimina as praças físicas de cobrança de pedágios, já beneficia mais de 180 mil usuários ativos no Brasil
Redação TranspoData
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O APP Free Flow, desenvolvido pela Attri, é pioneiro no Brasil, e está em operação em 5 mil quilômetros de rodovias, beneficiando mais de 180 mil usuários ativos. Implementado em importantes vias como as estaduais do Rio Grande do Sul, o modelo elimina a necessidade de praças de pedágio, automatizando a cobrança e oferecendo eficiência.
Essa tecnologia, amplamente utilizada em países como Estados Unidos e China, está mudando o trânsito rodoviário ao reduzir filas, agilizar viagens e aumentar a arrecadação, além de mitigar a evasão de pedágios, que somaram 2,9 milhões veículos, em 2022, somente em São Paulo, de acordo com a Agência de Transporte do Estado (Artesp). Uma das principais vantagens do free flow – ou fluxo livre – é a significativa redução no tempo de transporte, eliminando paradas desnecessárias e filas nos pedágios.
O sistema utiliza sensores e câmeras para garantir um fluxo contínuo e seguro de veículos, proporcionando uma experiência mais ágil e confortável aos motoristas. De acordo com a plataforma, mais de 180 mil transações são realizadas diariamente. “A implementação do free flow no Brasil está transformando a forma como pensamos na migração em rodovias. Com a automação do processo de cobrança, estamos garantindo uma experiência de viagem fluida para os motoristas, que sofrem cotidianamente por conta dos trânsitos para realizar uma simples operação nos pedágios”, afirma Pedro Hermano, CEO da Attri, desenvolvedora do sistema.
A ferramenta tem sido eficaz, assegurando a sustentabilidade financeira das estradas. Além de reduzir as evasões, oferece vantagens competitivas ao custar até 70% menos do que uma praça de cobrança tradicional. “A adoção do sistema no Brasil é inevitável. Essa tecnologia já se provou eficiente em vários países, melhorando a mobilidade e reduzindo congestionamentos. No Brasil, temos projetos piloto em andamento e a expectativa é expandirmos amplamente nos próximos anos, ajudando não só o negócio, mas também os motoristas e as próprias estradas”, comenta.