FPT avança em soluções para descarbonização

Fabricante investe em combustíveis alternativos, mas também melhora desempenho dos motores à combustão

Créditos

FPT Industrial, Divulgação

Roberto Hunoff

Durante a Fenatran, a FPT Industrial indicou uma série de soluções que orientam sua estratégia de descarbonização. Uma das principais ações reforça o compromisso com a meta de carbono zero do Iveco Group até 2040. Trata-se da nova divisão ePowertrain, sediada em Turim, na Itália, que atuará no desenvolvimento de opções completas em emissão zero.

A nova planta é a primeira do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao compensar as emissões de CO² com a utilização de energia de fontes renováveis e complementação com créditos de carbono. Com área total de 15 mil m², possui três linhas de produção com capacidade de produção de 20 mil eixos elétricos e mais de 20 mil módulos de baterias por ano para veículos comerciais leves, micro-ônibus e ônibus.

Em linha com este movimento também despontam o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial; a nova geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para Euro VI; a nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman. “A abordagem multienergia considera o protagonismo do diesel no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano, complementados com a recém inaugurada planta de ePowertrain”, afirmou Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Em uma abordagem de curto para médio prazo, a marca traz o conceito XC13 mais amadurecido. O motor, apresentado há alguns anos, carrega proposta de multienergia, ou seja, é concebido para ser acionado a partir de múltiplos combustíveis, do diesel ao gás, passando pelo hidrogênio. A ideia é oferecer várias versões em uma única plataforma, preservando o máximo de componentes comuns.

A versão movida a diesel entrega até 600 hp de potência, incremento de 5%, e 2.850 Nm, mais 14% de torque, em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa). A versão movida a metano, por sua vez, fornece até 520 hp e 2.500 Nm, resultando em mais 13% de potência e 25% de torque em comparação com o FPT Cursor 13 Natural Gas. A redução das emissões de CO² é de 9% para a unidade diesel e 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de emissão.

A potência de frenagem também alcança o melhor desempenho da categoria, com aumento 29% na versão diesel (até 710 hp @ 2300 rpm) e 300% na versão a metano (até 330 hp @ 2300 rpm). Ambas são mais leves: 10% (100 kg) no diesel e (80 kg) no modelo movido a metano. A redução é alcançada pelo uso de novas ligas de ferro fundido vermicular para o cabeçote e bloco do cilindro. “O XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO² das frotas, a curto e médio prazo. A nova geração do motor garante emissões mais baixas e menor consumo de combustível, juntamente com desempenho superior”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT.

A nova geração FPT Euro VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho. Em comparação ao Proconve P7, o P8 reduz em 70% as emissões de hidrocarbonetos não queimados, em 50% de material particulado e 80% de óxidos de nitrogênio.

Na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de opções de combustão interna da FPT Industrial. O modelo já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power, o primeiro trator do mundo movido a biometano, e também está disponível para aplicações no segmento on-road, de transportes, em caminhões e ônibus.

O motor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel, além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. A performance “Diesel Like” alcança até 280 hp de potência e 1.000 Nm de torque. “Apesar de o GNV ter boa disponibilidade no Brasil e na Argentina, entendemos que o biometano pode e deve ser explorado devido ao maior potencial de redução de emissões e preço competitivo, ajudando os países a atingirem as metas de emissões estabelecidas na COP26”, afirma Marco Rangel.

A fabricante também apresentou motores remanufaturados, visando prolongar a vida útil do componente em bases de custo-benefício mais competitivas. Com desempenho e consumo de motor novo, o Original Reman realiza a atualização de componentes, proporciona redução do TCO com menor custo de operação e garante a disponibilidade do veículo, sempre apto a trabalhar e gerar receitas. “O Original Reman dispõe de uma linha completa de motores para veículos leves, médios e pesados, oferecidos desde os funcionais, prontos para rodar, aos kits long block e short block”, contou Isabela Costa, diretora de vendas de peças e marketing da FPT América Latina.

Cursor 13 com pós-tratamento sem EGR

Com injeção common rail de alta tecnologia e novo turbocompressor e-VGT, a mais recente geração do motor FPT Cursor 13 oferece mais potência e torque em baixas rotações. Também traz a exclusiva soluções em pós-tratamento HI-eSCR, patenteada pela fabricante. No Brasil, faz sua estreia no IVECO S-Way, uma das novidades da marca na Fenatran 2022.

Produzido na planta de Córdoba, na Argentina, o propulsor de seis cilindros recebeu nova calibração para o mercado brasileiro. Os motores da Série Cursor são apresentados pela FPT como a solução ideal para os caminhões destinados a usos pesados e longas distâncias, com PBT acima de 31 toneladas. A arquitetura sem EGR (recirculação de gases de escape) garante a máxima eficiência de combustão, com redução do consumo de combustível e maior desempenho.

Disponível em configurações de potência de 480 cv com 2450 Nm e 540 cv com 2550 Nm, a motorização para o IVECO S-Way recebeu atualizações. Dentre elas, hardware de última geração, com integração de novos componentes internos, como pistões de aço; cabeçote em HTS, com alta capacidade de dissipação de calor, reduzindo riscos de trinca, e menor quantidade de peças móveis, facilitando a manutenção; e nova central eletrônica.

O FPT Cursor 13 também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, o que traz um grande benefício para o veículo: além de maior segurança na frenagem, é um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no 4º estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

A tecnologia inovadora em pós-tratamento HI-eSCR é atestada por mais de 650 mil unidades produzidas, alcançando até 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de EGR, como solução de ponta para a norma Euro VI. A FPT homologou mais de 20 novos motores visando à nova norma de emissões no mercado brasileiro. “As tecnologias do Cursor 13 para o IVECO S-Way reúnem o que há de mais avançado no mercado, entregando menores custos de operação dentro da realidade brasileira”, ressaltou Marco Rangel.

A FPT Industrial é pioneira na utilização do “SCR Only” para Euro VI, nível de emissões 60 vezes mais limpo que o Euro I. A ausência de EGR e a regeneração passiva do DPF também significam um tamanho reduzido do sistema de pós-tratamento, um não aumento das necessidades de refrigeração e um impacto reduzido na arquitetura do veículo.

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