Empresa EVolution Mobility testa e compra 10 unidades do eWonder, cujo lançamento será no início de 2026, para serem utilizados na logística porta-a-porta de produtos para pets na cidade de São Paulo
Mauro Cassane
Foton, Divulgação
Antes mesmo dos produtos serem oficialmente lançados no Brasil, a Foton acaba de entregar 10 unidades de seu modelo 100% elétrico eWonder para um cliente na cidade de São Paulo. De acordo com comunicado da marca, o lançamento do veículo leve está previsto para ocorrer no início do próximo ano. A venda antecipada foi feita à EVolution Mobility que presta serviços logísticos à Petlove, maior petshop online do Brasil. Segundo a Foton, depois dos testes realizados, ambas as empresas ficaram tão satisfeitas com o desempenho operacional do modelo que decidiram adquirir todas as unidades disponíveis para o mercado antes mesmo do início das vendas oficiais.
Durante 21 dias, o eWonder foi colocado à prova em diferentes condições operacionais, simulando o uso diário em centros urbanos e trajetos logísticos. Após resultado, a EVolution Mobility reconheceu o potencial do veículo e o incluiu em seu projeto desenhado para a Petlove, que utilizará as unidades nas entregas de seus produtos adquiridos online.
“O teste mostrou que veículos elétricos leves, como o eWonder, já têm maturidade técnica e operacional para atender frotas urbanas com eficiência e custo competitivo. Esse tipo de solução pode beneficiar diversos setores que buscam reduzir emissões e otimizar operações em centros urbanos. À medida que a infraestrutura de recarga avança e a oferta de modelos se amplia, a eletrificação de frotas tende a se tornar não apenas uma opção sustentável, mas também uma decisão econômica racional”, afirma Lucas Zanon, CEO da EVolution Mobility.
Já homologado para operar no Brasil, o eWonder conta com 200 km de autonomia, apresenta sistema de carregamento é do tipo CCS2, com tempo estimado de 6 horas para carga lenta e cerca de 1 hora para carga rápida, dependendo da potência do carregador utilizado. O modelo também conta com freio regenerativo, que auxilia na recuperação de energia durante a desaceleração, otimizando o consumo e apoiando a autonomia.

Com Peso Bruto Total (PBT) de 2.550 kg, o eWonder mede 4.620 mm de comprimento, 1.710 mm de largura e 1.900 mm de altura — dimensões ideais para operação urbana, permitindo boa capacidade de carga e fácil manobrabilidade em vias estreitas e congestionadas dos grandes centros urbanos. A direção elétrica garante leveza e precisão, principalmente em manobras de baixa velocidade e pátios de carga, reduzindo o esforço do motorista e o consumo de energia. Já a suspensão dianteira independente oferece conforto e controle aprimorados, enquanto a traseira, com feixe de molas, assegura robustez e estabilidade mesmo sob carga total.
O modelo vem de fábrica com acendimento automático dos faróis, freio de mão eletrônico, alarme de ré, vidros elétricos, assistente de partida em rampa, distribuição eletrônica de frenagem, sistema de freios antibloqueio com sensor de pressão dos pneus e defletor de ar para reduzir o arraste aerodinâmico, melhorando a economia de energia. O conjunto de segurança é complementado pelos faróis em LED e faróis de neblina, que garantem excelente visibilidade em qualquer condição climática.
No interior, o eWonder alia tecnologia e conforto, com um painel digital que centraliza as informações de forma clara e intuitiva. A cabine foi pensada para oferecer ergonomia e funcionalidade em jornadas longas, com comandos intuitivos e fácil acesso aos principais controles. Os diversos compartimentos e soluções de armazenamento ajudam na organização, tornando o ambiente de trabalho mais prático e produtivo.


“A ausência de sistema de combustível tradicional e a simplificação das partes móveis na eWonder significam menos falhas mecânicas e menos custos de manutenção. Em operação comercial, isso representa mais eficiência. Além disso, ao adotar um veículo elétrico como o eWonder, as empresas reforçam seu compromisso com a sustentabilidade, o que agrega valor à imagem das marcas. Para quem opera utilitários regularmente, isso se traduz em economia real e vantagem competitiva”, afirma Mauricio Santana, Diretor Nacional de Venda e Pós-Venda da Foton no Brasil.
Preparada para atender plenamente o mercado de veículos elétricos, a Foton tem um centro de distribuição em Itajaí (SC) com mais de 7 mil part numbers disponíveis para reposição. A empresa também já possui um pacote de serviços e pós-vendas específico para o eWonder, que será apresentado oficialmente no lançamento do modelo em 2026.
A rede Foton vem crescendo aceleradamente. Neste ano, segundo a empresa, já são 80 concessionárias confirmadas, garantindo boa cobertura de vendas, manutenção e suporte técnico especializado.










