Fundada em 28 de agosto de 1996, a maior exportadora de veículos comerciais da China, demonstra grande interesse no mercado brasileiro
Mauro Cassane
Foton, Divulgação
A Foton comemora 28 anos de história como uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. Fundada em 28 de agosto de 1996 em Pequim, na China, a empresa tem trilhado uma trajetória bem-sucedida marcada por inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e uma constante expansão internacional.
Face a essa jornada de crescimento em mercados globais, a empresa elegeu o Brasil como um de seus mercados prioritários. Em junho deste ano, apresentou sete novos veículos no País: o caminhão semipesado Auman 17T, duas versões do caminhão semileve Aumark S 315, duas versões do minicaminhão Wonder e dois modelos da linha de picapes Tunland, que serão os únicos veículos híbridos diesel/elétrico do mercado brasileiro.
Desde sua criação, a Foton alcançou marcos significativos que a posicionaram como líder no setor automotivo. Em 1998, apenas dois anos após sua criação, a empresa se estabeleceu como uma das principais fabricantes de caminhões na China, produzindo inicialmente caminhões leves e médios que, prontamente, em função da alta qualidade e robustez, conquistaram a preferência dos frotistas chineses.
Já no começo dos anos 2000, a Foton iniciou sua expansão internacional, tornando-se, em pouco tempo, a maior exportadora de veículos comerciais da China. No mesmo ano, começou a produzir os caminhões pesados Auman, que rapidamente ganharam reconhecimento por sua qualidade, robustez e desempenho.
Menos de dez anos após sua fundação, em 2004, a Foton atingiu a marca de 1 milhão de veículos produzidos. Neste mesmo ano, a marca incluiu ônibus e vans em seu portfólio, diversificando sua oferta de produtos. E, em 2008, estabeleceu uma parceria com a Cummins para produzir motores a diesel mais sustentáveis e de alta performance na China.
Em 2010, a Foton criou seu atual logo, o “Diamante Brilhante” que simboliza perfeição, resistência, harmonia e sofisticação. Dois anos depois, em 2012, a Foton e a Daimler firmaram parceria para produzir novos modelos do caminhão pesado Auman (modelo que já apresentou no País no primeiro semestre deste ano). Neste mesmo ano a fabricante começou a desenvolver sua produção de caminhões e ônibus elétricos e híbridos. E, em 2017, a parceria foi firmada com a ZF.
Em 2021, a Foton atingiu a marca de 10 milhões de veículos vendidos ao redor do globo, tornando-se a fabricante de veículos comerciais a alcançar esse feito de maneira mais rápida. No ano passado, esse número chegou a 11 milhões de veículos emplacados. Atualmente, a Foton tem 45 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil colaboradores. Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China, seus veículos são comercializados em mais de 130 países, incluindo 20 nações das Américas.
No Brasil, a Foton comercializa hoje, através de uma rede de 36 concessionárias, os caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas). Os caminhões semileves Aumark S 315, o caminhão semipesado Auman 17T, os minicaminhões Wonder e as picapes Tunland começarão a ser vendidos no País entre o segundo semestre de 2024 e o começo de 2025. A empresa anunciou que vai expandir seu número de concessionárias no Brasil para 50 até o final deste ano e chegar a 100 revendas nos próximos cinco anos.
Para garantir a eficiência de seu pós-venda, a empresa mantém um centro de distribuição de peças na cidade de Itajaí, Santa Catarina, de onde partem as peças de reposição para as concessionárias da marca. São mais de quatro mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição.
Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil, destaca a importância da empresa tanto no cenário global quanto no mercado brasileiro: “a Foton é uma das líderes mundiais em veículos comerciais e estamos orgulhosos de nosso impacto positivo em todo o mundo. Temos planos de médio e longo prazo para o Brasil e, oferecendo produtos e serviços da mais alta qualidade, certamente vamos crescer de maneira sustentável e contínua. Com respostas positivas do mercado brasileiro, para suportar o aumento da demanda, estão nos planos, também, investimentos na produção local”, finaliza o executivo.