Maior fabricante de veículos comerciais da China oficializa operação no Brasil como filial da matriz chinesa, lança novos caminhões e surpreende o mercado apresentando também linha de picapes híbridas

Mauro Cassane

Foton, Divulgação

A Foton surpreende o mercado brasileiro com lançamentos ousados. De cara traz os novos modelos da Família Aumark (esses já esperados), mas também apresenta um semipesado da família Auman, de 17 toneladas, dois modelos do mini caminhão Wonder para 1,5 tonelada a gasolina (que vai brigar com veículos Effa) e, mostrando que não está para brincadeiras, também fez uma “avant première” de suas luxuosas picapes de grande porte Tunland.

Para quem enxergava a Foton apenas como mais uma daquela leva de montadoras chinesas que chegaram ao País na década de 2010 para surfar na onda de um mercado nacional que apontava para volumes anuais acima de 200 mil unidades de veículos comerciais, vai ter que mudar seus conceitos agora.

Daquele grupo de chinesas fabricantes de caminhões, Schacman e Sinotruck já não estão mais no País. O mercado, também, não ajudou nada e encolheu com crises. E hoje, no melhor dos mundos, fecha essa década na casa das 150 mil unidades anuais.

Todavia, a Foton, que começou praticamente junto com suas conterrâneas que já jogaram a toalha, persistiu. Primeiro como marca representada comercialmente por um grupo nacional que importava seus produtos. Entretando, ano passado, com grande parte da rede de concessionárias formada com revendas que ficaram órfãs da Ford, a Foton internacional tomou a decisão de entrar no Brasil oficialmente como filial da Foton China.

Montou escritório, seguiu importando modelos leves de 7 a 11 toneladas. E, para sentir o mercado nacional, ainda trouxe, ano passado, seu modelo I-Blue, um caminhão leve, de 6 toneladas, 100% elétrico.

É importante refletir: se você ainda não conhece quem é a Foton, sugerimos que faça uma pesquisa rápida no Google. É bem simples. Mas a gente resume aqui: a empresa é, sem exagero, gigantesca. É a maior fabricante de veículos comerciais da China (está entre as maiores do mundo). Embora seja jovem (foi criada em 1996), já vendeu mais de 11 milhões de veículos e atua em 130 países.

Seu leque de produtos é abrangente e vai de picapes até caminhões pesados. Por essa razão, quando uma empresa desse porte monta escritório no País, é bom prestar atenção. A concorrência, certamente, está bem atenta. Na segunda semana de junho, dia 17, agora instalada no Brasil oficialmente como Foton Brasil, filial da Foton China, a empresa fez o anúncio dos produtos que vai introduzir no mercado brasileiro ainda neste ano.

Os leves da família Aumark, de 3,5 toneladas (tanto manual como automatizados), chegam agora mesmo em julho. Isso até que já era esperado aja visto que, há mais de dez anos, esses produtos (com capacidade de carga maior) circulam pelo Brasil e com trem-de-força Cummins e ZF, são bem aceitos.

Mas como a Foton resolveu apostar na ousadia e acelerar fundo no mercado brasileiro já mostrou também o modelo semipesado da família Auman, de 17 toneladas, que chega em seguida (na versão manual). Também mostrou dois modelos do mini caminhão Wonder (para 1,5 tonelada), movidos a gasolina, nas versões cabine simples e dupla com previsão de início das vendas no último trimestre deste ano.

E, para surpresa geral do mercado, aproveitou a oportunidade e também vai lançar dois modelos híbridos (diesel/elétrica) das picapes Tunland, a V7 e a V9 (a diferença entre ambas basicamente está no reforço que a V9 traz na suspensão traseira com acabamento mais luxuoso). As picapes já estão em processo de homologação no País e os executivos da empresa esperam que até o final do ano já seja possível fazer o lançamento oficial por aqui.

Os novos caminhões semileves, da família Aumark, já homologados, lançados ano passado na China, começam a desembarcar neste mês e, em julho, estrão nas 30 revendas da marca distribuídas pelo Brasil. A rede ainda é pequena mas, segundo Darren Lu, diretor geral da Foton Brasil, a marca vai fechar este ano bem perto do objetivo de chegar a 50 revendas no País.

“Estamos avançando acertos com grandes e experientes grupos no negócio com veículos comerciais e, com nosso compromisso de acelerar o lançamento de novos produtos neste e nos próximos anos e, sobretudo, investir no Brasil, já temos importantes empreendedores interessados em representar a Foton no País”, comenta Darren.

Quando diz “investir no Brasil”, Darren não faz mero jogo de palavras. E trata logo de explicar que sim, que há planos, sérios e bem estruturados para a Foton ter sua fábrica por aqui. “Produzir aqui é sempre mais vantajoso e vai nos tornar mais competitivos. Há planos robustos e firmes para isso. Contudo, neste momento, o que precisamos fazer é entender como se comporta as demandas para a série de produtos que vamos lançar no mercado nacional neste ano e nos próximos”.

Perguntado qual seria o primeiro produto a ser nacionalizado, Darren não exita: “há forte potencial, inclusive em função da alta demanda, de produzirmos em breve no País os caminhões da Linha Aumark”.

Atualmente a Foton comercializa no mercado brasileiro os caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas). Os novos lançamentos vão complementar a gama de produtos.

 

 

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