Empresa de Flores da Cunha (RS) aumentou exportações em quase 18% no ano passado
Redação TranspoData
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Iniciadas em 2015 como medida para amenizar os efeitos do enfraquecimento do mercado interno, as exportações estão consolidadas como estratégia essencial para o plano de crescimento da Forbal Automotive, de Flores da Cunha (RS). No momento responsáveis por 10% do faturamento, as vendas externas vêm experimentando expansão contínua nos últimos anos e devem representar, em um futuro breve, o dobro do índice atual. “Após a inserção inicial em alguns países, os negócios se mostraram bastante viáveis e decidimos investir fortemente na exportação”, assinala o CEO Giuliano Santos. Motivo para que a empresa seja novamente participante do Prêmio Exportação da ADVB, que terá o anúncio dos vencedores em 3 de julho. A companhia recebeu a distinção cinco vezes seguidas, entre 2019 e 2023.
Prova da assertividade da política implementada, as exportações cresceram 17,8% no ano passado em relação a 2022, com avanços nos clientes já tradicionais, mas principalmente na ampliação da carteira. Exemplo é a abertura de mercado na República Dominicana, decorrência da participação em uma rodada de negócios na capital Santo Domingo.
Atualmente, os principais países importadores de produtos da Forbal são, pela ordem, México, Chile, Peru, Bolívia e Uruguai. “Praticamente dobramos o número de clientes atendidos em outros países, o que reafirma a importância do foco no fortalecimento da exportação”, afirma.
A expansão dos negócios para outros mercados e continentes avança além da América Latina. Os Estados Unidos estão na mira desde 2022 e, a partir deste ano, sediarão um warehouse (armazém), consolidando o projeto Forbal USA. Estudos confirmaram a viabilidade de negócios em terras americanas, com extensão também para o México. “Após análise minuciosa junto a potenciais clientes americanos, concluímos que estar presente localmente e ter estoque disponível para envio imediato seriam um grande diferencial. Por isso, a decisão de ter um ponto físico nos Estados Unidos”, acrescenta o executivo.
Para atingir os resultados, a empresa foca em marketing estratégico, apoiando clientes-chave em cada mercado, além de manter-se sempre próximo aos mercados. Além de conquistar clientes na República Dominicana, iniciou prospecções na África do Sul, por meio de rodadas de negócios, e em Angola. Também foram feitas visitas a clientes no Chile e a uma feira no México, uma das mais importantes do segmento na América Latina.
O executivo adianta que, diante dos novos tempos, em que a competitividade, eficiência e qualidade andam cada vez mais próximas, a Forbal Automotive já trabalha em novos produtos para surpreender os clientes com inovação e tecnologias diferenciadas. “A experiência que temos já mostra o quanto o mercado internacional é competitivo, mas também o quanto é aberto a novidades, que assegurem economia, produtividade e sustentabilidade”, detalha.
Em 2023, o principal desafio encontrado pela Forbal foi manter o faturamento em países latinos que sofreram – e alguns ainda sofrem – com problemas políticos e econômicos. O Chile, então principal mercado, apresentou retração de 30% no segmento de transportes. A perda foi compensada com novos mercados e clientes, além da ampliação das vendas para o México, agora principal comprador, com 40% de participação.
A empresa segue com a estratégia de estar próxima aos clientes por meio da participação em Rodadas de Negócios, em parceria com a Apex Brasil e com a Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários, da qual é associada. Também tem uma agenda permanente de visitas a clientes para estreitar laços e fomentar novos negócios.
Outra estratégia fundamental é o desenvolvimento de produtos especiais para cada mercado. A empresa foca em produtos-chave por país e desenvolve, em parceria com os clientes, itens novos para o portfólio. Consegue, desta forma, acessar países com características distintas em relação ao mercado brasileiro.