Unidade é responsável pelo início da produção nacional de pneus em 1940
Redação TranspoData
Foto Divulgação
A Firestone, marca pertencente à Bridgestone, celebra um marco histórico: 125 anos de fundação. Para comemorar, deu início a uma programação especial que se estende até agosto de 2026, com lançamentos de produtos, experiências imersivas e homenagens à história de inovação e confiabilidade que construíram sua reputação ao longo de mais de um século.
No Brasil, as celebrações ganham um significado ainda mais especial, já que a fábrica de Santo André (SP) alcança o marco de 85 anos em 2025. Responsável pelo início da produção nacional de pneus em 1940, a planta se tornou símbolo de tecnologia, qualidade e geração de empregos no ABC Paulista.
Em 1988, a Firestone uniu forças com a Bridgestone, consolidando uma das maiores empresas de pneus e borracha do mundo, com presença em mais de 150 países. A partir dessa união, a unidade de Santo André se posicionou como um importante centro de excelência em produção de pneus e inovação tecnológica para o setor automotivo.
Com uma trajetória marcada por pioneirismo, a planta já produziu mais de 420 milhões de pneus desde o início das operações. É reconhecida por seu papel estratégico no fornecimento de pneus para veículos comerciais em todo o país.
Entre os principais marcos históricos da planta, destaca-se a produção do primeiro pneu agrícola em 1950, seguida pelo fornecimento, em 1973, para grandes obras nacionais como a Transamazônica e a Rodovia dos Imigrantes. Outro marco aconteceu em 2000, quando teve início a fabricação de pneus Bridgestone para caminhões e ônibus, ampliando o portfólio da planta.
Nos últimos três anos a unidade recebeu um novo ciclo de investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. O aporte integra o plano global de modernização da companhia, com foco na adoção de tecnologias de ponta, aumento da produtividade e ampliação da linha de pneus comerciais. Com esse aporte, a planta passou a contar com processos mais automatizados, o que contribui não apenas para a competitividade da operação, mas também para a qualificação da equipe e o fortalecimento do compromisso com a sustentabilidade ambiental.
História global

Fundada em 1900 por Harvey S. Firestone, a marca rapidamente se tornou sinônimo de qualidade ao entregar desempenho superior sem custo adicional ao consumidor. “O fundador foi um verdadeiro pioneiro, e seu legado continua vivo. Estamos constantemente buscando inovação para melhorar a vida das pessoas com nossos produtos, serviços e soluções”, afirma Scott Damon, CEO da Bridgestone West e presidente do grupo Bridgestone Americas.
Como parte das comemorações, a empresa lançará uma nova linha de pneus voltada tanto para o mercado de reposição de veículos de passeio quanto para o setor comercial. A programação segue até agosto de 2026. Mais informações em
www.bridgestoneamericas.com/en/firestone-125th-anniversary .







