Versão Ranch, topo de linha, pode ser adquirida por menos de 260 mil e, na avaliação, se mostrou um veículo parrudo, eficiente e econômico

Por Mauro Cassane

Imagem, Divulgação

A Fiat Titano é uma ótima opção para os amantes de picapes médias. Ela não deixa nada a desejar para suas concorrentes mais consolidadas no mercado como Toyota Hilux e Ford Ranger. O motor 2.2 turbodiesel com transmissão automática de seis velocidades entrega 180 cv de potência a 3.750 rpm com torque máximo de 40,8 kgfm. Em resumo: anda bem!

Suas concorrentes são ligeiramente mais potentes e têm mais força de torque mas, na média, são semelhante (até porque a maioria dos usuários não precisa nem da metade deste torque).

O tamanho da caçamba também fica na média. Com 5.330 mm de comprimento tem um pouco mais de espaço que Frontier e Amarok e pouco menos que a S10 e a Ranger. Visualmente, convenhamos, todas são exatamente iguais.

Avaliamos a versão “Ranch”, topo de linha. A Fiat oferece para suas picapes (tanto Toro como Strada) três versões: Endurance (mais básica), Vulcano (mediana) e Ranch (essa última vem mais equipada para encarar situações mais brutas fora-de-estrada).  Tem transmissão manual, mas a maioria opta mesmo pela automática de seis velocidades.

A tração 4×4 é escolhida facilmente no seletor bem posicionado no console central (com opção para reduzida). Um pouco mais abaixo está o botão para modos de condução com três opções: econômico, normal e esportivo. Avaliamos essas funções que, entendemos, são as mais utilizadas no cotidiano.

A tração 4×2 é nativa da Fiat Titano. Na 4×4, em situação de terra com pouca lama, incluindo subidas e descidas, a nova picape da Fiat encara as dificuldades com louvor. Ajuda muito o sistema de suspensão  dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal que oferece segurança e bom nível de conforto com baixo ruído (sem nhac nhac e trepidações em trechos de terra). A acertada suspensão  traseira é do tipo eixo transversal (beam), roda rígida e molas com feixes de lâminas. Não foi necessário usar a reduzida, mas usamos na subida e descida e se comportou muito bem.

Já o seletor de modo de condução atua perfeitamente bem no trem-de-força (motor + transmissão). No modo esporte, que avaliamos dentro da cidade de São Paulo, o carro fica feroz de verdade com trocas curtas e giro alto. Basta um leve toque no acelerador para a Titano pular pra frente. Já o modo “eco” é exatamente o oposto (a Titano fica pacífica até demais, meio molenga mas sim, econômica). O bom mesmo, para quem não gosta de extremos, é ficar no modo normal (nativo) que oferece perfeito equilíbrio entre agilidade e economia de combustível.

No item conforto, a Fiat Titano tem uma entrega muito parecida com sua irmã menor, a Toro: oferece ótima dirigibilidade, ergonomia amigável e o conjunto de suspensão ignora bem as imperfeições dos caminhos.

O desempenho fica também muito parecido com suas concorrentes do mesmo porte: a motorização 2.2 diesel com seus 180 cv permite retomadas rápidas de velocidade, mesmo em trechos serranos com longos aclives e, na reta, com giro baixo, desenvolve bem velocidade de cruzeiro mantendo fácil 120 km/h.

Aferimos o consumo médio estrada/terra/cidade e foi muito bom para veículos deste porte: 8,9 km/l com duas pessoas mais  lastro de 350 kg. O ponto mais notável e surpreendente foi sua performance nas estradas de terra batida: faz curvas com boa estabilidade e mantém nível bom de silêncio trafegando por buracos.

Ponto que não agradou muito: os sensores são demasiadamente sensíveis e o tempo todo o display de 10 polegadas central cede lugar para as imagens das câmeras 360 graus, muitas veze sem real necessidade. Um pequeno ajuste daria mais harmonia a esta função.

No geral a Fiat Titano certamente vai dar trabalho para suas concorrentes diretas como Hilux, Ranger e Amarok, especialmente pelo posicionamento dos preços. É uma picape média com design moderno e esportivo, muito na pegada da Ranger, e o preço da versão topo de linha está sugerido na casa dos 259 mil reais (neste valor não dá para comprar picapes médias topo de linha das marcas concorrentes).

 

 

 

 

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