Novidades do Volvo FH foram recentemente apresentadas na Europa e já estão disponíveis na linha 2025, no Brasil e em toda a América Latina
Roberto Hunoff
Fotos Volvo, Divulgação
Recém-lançados na Europa, os novos modelos do Volvo FH chegam ao mercado latino-americano com novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também na economia de combustível. Dentre elas estão melhorias I-See, novos retrovisores por câmeras e monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.
Uma das mais visíveis novidades são os retrovisores por câmeras, item opcional. Menores do que os espelhos óticos tradicionais, esses novos componentes diminuem o arrasto aerodinâmico e trazem redução de consumo de combustível e também menos ruído ao cortarem o ar. “Além dos ganhos em segurança, por conta da tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da montadora.
Outra evolução é o leitor de placas de trânsito, tecnologia que usa inteligência artificial para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos. “Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar despercebidas. A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas.
O modelo também é dotado de um novo leitor de faixa de rodagem, que foi aprimorado e está mais sensível. O sistema usa a câmera frontal para detectar a faixa e monitorar o movimento do veículo. Se houver sinais de que o condutor está distraído ou cansado, ele é alertado para concentrar-se ou fazer uma pausa para descanso. Também é acionado suporte ativo de direção para fazer pequenas correções no volante e manter o veículo dentro da faixa.
Ainda foi aprimorado o alerta de colisão com frenagem de emergência. É uma tecnologia que utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, ciclistas e pedestres à frente do caminhão, alertando o motorista. O sistema emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem de emergência caso haja risco iminente de colisão. O sistema para evitar colisões laterais agora conta com sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram a composição inteira, até o fim da carreta.
Evolução no I-See
Mirando na constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias. “É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério.
Introduzido pela marca no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, conceito que aos poucos foi seguido por outros fabricantes. “Agora demos mais um salto tecnológico, com o uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.
Monitoramento dos pneus
A nova linha 2025 do Volvo FH traz uma novidade em produtividade: o sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Os novos sensores montados dentro dos aros monitoram a pressão baixa e também a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos.
É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados também de forma remota pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo.
Melhorias dentro da cabine
Outro aprimoramento do Volvo FH 2025 ocorreu dentro da cabine, com uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e mais conforto no trabalho ao volante. “O foco no motorista é ponto de partida de todos os projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas. Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones.