Diante do mercado aquecido, a VWCO amplia opções no portfólio e prepara o caminho para o lançamento do ônibus elétrico

Roberto Hunoff

Fotos VWCO, Divulgação

Recém-lançados no Brasil, os novos ônibus Volkswagen já somam vendas de mais de 500 chassis. Em resposta à essa demanda do mercado, a montadora amplia o novo portfólio, com a apresentação do Volksbus 8.180, e a promessa de sucessores, ainda para este ano, para modelos como o Volksbus 22.280.

As primeiras 500 unidades estão programadas para serem entregues ao longo dos próximos meses para modernizar frotas de clientes ao redor de todo o Brasil. Parte dos chassis está em fase de encarroçamento e há também unidades em produção. O volume servirá para manter aquecidas as vendas de ônibus da montadora, que registra crescimento superior a 100% nos emplacamentos voltados ao transporte de passageiros no primeiro quadrimestre de 2023 com relação ao mesmo período do ano anterior, resultado acima da média de 70% do mercado.

Como principais atributos do Volksbus 8.180, a montadora relaciona a economia de combustível de até 5%, conforto superior, segurança ativa e maior tecnologia. A família tem agora oito novos modelos, que se desdobram em mais de 50 variações para contemplar diferentes aplicações, com configurações especiais para operação em terrenos rurais ou para garantir maior conforto com suspensão pneumática, por exemplo, além do entre-eixos adaptados à necessidade de transporte do cliente.

Ônibus 100% elétrico avança nos testes

Em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros, a VWCO iniciou testes com seu primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico. O modelo tem como base a experiência da empresa com a eletromobilidade na condição de pioneira no desenvolvimento e produção em larga escala de veículos destinados a transporte de cargas na América Latina.

Essa etapa preliminar envolve rodagens no campo de provas de seu centro mundial de pesquisas em Resende, no interior do Rio de Janeiro, além da circulação em cidades próximas. Sua vocação é urbana e a viagem inaugural com passageiros teve como itinerário rotas dentro da própria fábrica.

O protótipo utiliza solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos. A configuração foi concebida pela engenharia da marca no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. É nesse diferencial que a marca se apoia para desenvolver veículos em prazos recordes.

A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: frontal, central e traseiro. Também é possível alterar a composição de cada módulo. Trata-se de um conceito para flexibilizar a construção de veículos elétricos e liberar mais espaço para baterias. Segundo a montadora, isso possibilita criar distintos arranjos e combinar diferentes módulos para derivar do veículo base novos modelos elétricos. Os pacotes modulares são totalmente independentes, simplificando a utilização de diferentes componentes e conceitos, possibilitando as mais amplas sinergias entre as empresas do grupo e parceiros.

Liderança no segmento de chassis rurais

A montadora também lançou a versão de oito toneladas para o Volksbus, consolidando a liderança da oferta de chassis rurais para o mercado brasileiro, com a maior gama de opções para o transporte nessas regiões. A marca agora disponibiliza três modelos com suspensão reforçada, bloqueio de diferencial, plataforma elevada e ângulo de ataque adequado à aplicação: 8.180 R, 11.180 R e 15.210 R.

A marca informa que a configuração assegura maior durabilidade dos componentes e melhor produtividade para os motoristas. A versatilidade é outro ponto destacado nos modelos rurais VW, que podem rodar tanto em rodovias quanto em terrenos fora de estrada e suas diversas peculiaridades. Por isso, são muito procurados no interior de São Paulo, em Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Volksbus 8.180 R é o mais novo modelo da linha, também disponível nas versões urbano, fretamento e escolar. Está equipado com motor ISF 3.8 litros, quatro cilindros de 180cv e com transmissão manual de seis velocidades. Pode receber carrocerias de até oito metros, transportando até 25 passageiros.

O Volksbus 11.180 R é a grande novidade para o segmento de rurais, porque vem para substituir o modelo de 10 toneladas que havia no portfólio. Também equipado com motor ISF, quatro cilindros e 180cv com transmissão manual de seis velocidades, o chassi pode receber carrocerias de até 11 metros, transportando até 38 passageiros.

O modelo rural de 15 toneladas da Volkswagen acumula larga quilometragem que o gabarita nesse segmento, especialmente com o programa Caminho da Escola. Trata-se de um chassi com motor dianteiro D08, quatro cilindros, 210cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades. Pode receber carrocerias de até 12 metros e transportar até 38 passageiros sentados.

Nova era em segurança ativa

A linha Volksbus inaugura uma nova era de segurança ativa no transporte de passageiros no Brasil, com um pacote de tecnologias de série que atuam de forma automática e que já saem disponíveis como padrão de fábrica. Muito comum em modelos equipados com caixa automatizada ou automática, o assistente de partida em rampa está disponível também para transmissão manual.

O controle de estabilidade detecta qualquer desvio da trajetória determinada pelo volante de maneira a trazer o veículo de volta, sem qualquer necessidade de intervenção do motorista. A inteligência embarcada do veículo faz com que o sistema trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios e o controle de tração. Neste último, sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial de redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. Completam o pacote de série o sistema antitravamento das rodas e para distribuição de frenagem, e o bloqueio de partida do ônibus com suas portas abertas.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está agora com a mais completa linha de suspensões pneumáticas do país para o transporte de passageiros. Dos Volksbus de nove a 18 toneladas, todos os chassis dispõem dessa configuração para escolha dos clientes.

O novo volante multifuncional vem com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor. A alavanca do câmbio foi reposicionada no painel para tornar a direção mais fácil e ergonômica. Nas versões de 18 toneladas, ela vem integrada à coluna de direção. O novo sistema de direção é mais preciso e reduz em até 30% o esforço nas manobras.

O painel completa essa composição de forma a favorecer o melhor ângulo de visão para o motorista. Agrega também mais 70 funcionalidades para facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia. A VWCO lança mão da digitalização para incrementar essa experiência. As opções vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia e desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos. E tudo pode ser personalizável.

O pacote tecnológico para os chassis também inclui o avanço das transmissões automáticas. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto.

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