TRENS

Evento debaterá tecnologia metroferroviária

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô realiza evento a partir desta terça (16)

Redação TranspoData

Foto BYD, Divulgação

A 31ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária ocorre entre os dias 16 e 19 de setembro, no Nikkei Palace Hotel, no Bairro da Liberdade, em São Paulo. O encontro, promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), reunirá especialistas, representantes do poder público e executivos para discutir investimentos, inovação e a integração do transporte metroferroviário a outros modais.

Segundo o presidente da Aeamesp, Luís Kolle, a tecnologia metroferroviária no Brasil passou por transformações relevantes nas últimas décadas, impulsionadas pela modernização e pelo crescimento das áreas urbanas. “Todas essas evoluções foram antecipadas e apresentadas nas 30 edições da semana”, afirmou.

A cerimônia de abertura será realizada nesta terça (16), com a entrega da 12ª edição do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviário ANP Trilhos – CPTM – TIC Trens e uma palestra do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, David Barreto. Os trabalhos finalistas também serão apresentados no evento.

Programação

No segundo dia, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natalia Resende, apresentará às 10h30 o Plano de Logística e Investimentos do governo estadual. Às 17h, Antonio Espósito, coordenador-geral de regulação da mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, abordará avanços no transporte de passageiros por ferrovias e estratégias de integração da mobilidade ativa por bicicletas.

A programação do terceiro dia terá exposições sobre inovação e desempenho na administração pública com a participação da secretária de Transportes do Rio de Janeiro, Priscila Haidar Sakalem; do especialista em transporte do Banco Mundial, Edpo Covalciuk Silva; e do presidente da CPTM, Michael Sotelo Cerqueira. O debate será mediado pelo advogado Maurício Portugal.

Nesse mesmo dia, serão realizados encontros setoriais, incluindo um seminário promovido pela Aeamesp, Associação Brasileira da Indústria Ferroviária e Associação Latinoamericana de Estradas de Ferro sobre inovações tecnológicas aplicadas à melhoria de processos ferroviários, além de painéis sobre memória ferroviária e infraestrutura. No último dia do evento, os debates incluirão formação de talentos, participação de mulheres em cargos de liderança no setor e uma discussão sobre a aplicação do Building Information Modeling.

Desafios e perspectivas

Apesar dos avanços, o setor ainda enfrenta limitações orçamentárias, questões legais e ambientais que atrasam novos projetos e envelhecimento da frota e da infraestrutura, o que exige investimentos constantes em manutenção. Para o presidente da Aeamesp, Luís Kolle, a busca por tecnologias mais limpas deve ganhar força nos próximos anos. “A adoção de tecnologias como bilhetagem digital, sistemas inteligentes de monitoramento e automação total das linhas prometem transformar ainda mais o setor”, afirmou.

A BYD SkyRail, uma das empresas participantes do evento, apresentará a palestra “Processo de inspeção em materiais de infraestrutura metroferroviária: segurança, confiabilidade e rastreabilidade”, no dia 18, às 15h10. O foco será na importância da verificação rigorosa de cada componente utilizado em projetos metroferroviários.

Um exemplo prático é o processo adotado pela empresa na Linha 17-Ouro. O procedimento incluiu desde a análise documental dos fornecedores até a verificação física de cada lote recebido, sempre em conformidade com as especificações de material do cliente. A metodologia proporcionou maior rastreabilidade, reduziu retrabalhos e fortaleceu a relação de confiança entre contratados e clientes.  Idealizada para operar no sistema monotrilho a partir de 2026, ligará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!