Lucas Scapini e Thaís Bandeira provocam transportadoras sobre a necessidade urgente de investir cada vez mais em tecnologias
Dados levantados, em 2015 e 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Pesquisa de Inovação (Pintec), revelaram que 33,6% de um total de 116.962 empresas brasileiras com 10 ou mais trabalhadores realizaram algum tipo de inovação em seus produtos ou processos. Outra pesquisa desenvolvida, em junho de 2020, pelo Instituto FSB Pesquisa sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que 83% das organizações precisarão inovar mais para crescer ou até mesmo sobreviver no mercado pós-pandemia.
Sendo o principal meio de abastecimento da indústria e do comércio, o transporte rodoviário de cargas (TRC) é, segundo os dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), responsável por movimentar mais de 65% do que é produzido no país. Tamanha relevância e abrangência exigem uma forte atuação e atenção das empresas do setor para as inovações que o mercado oferece a fim de melhorarem cada vez mais os seus serviços.
Percebendo essa necessidade e atenta em disseminar as boas práticas realizadas pelas transportadoras, os empresários de Lajeado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini e Thaís Bandeira, sócia-proprietária da Kodex Express, lançaram, em conjunto com outros 16 empresários do setor de transporte rodoviário de cargas, o livro “Experiências na gestão para a inovação do transporte de cargas brasileiro”, onde apresentam os desafios, as oportunidades e os aprendizados de gestão com base em suas experiências. Durante o lançamento, Lucas discorreu sobre a necessidade de se investir recursos em tecnologia para o setor de transporte. “Temos empresas de tecnologia virando em de logística. Se nós, que somos de logística, não nos tornarmos tecnológicos também, como vamos para frente?”, comentou.
Para Scapini, estar ligado às novas tecnologias é essencial para o andamento de uma empresa. “O físico é muito lento e o digital é muito rápido, e para encontrar esse equilíbrio o grupo Scapini teve de se transformar. Isso só foi possível porque temos grandes profissionais que efetivam a diferença diariamente”, ressaltou.
Thaís marcou sua presença com uma mensagem por vídeo, comentando sobre como o setor de transporte foi de extrema necessidade durante a pandemia, principalmente a Kodex, que atua no ramo hospitalar. “Se percebe muito claramente que após a pandemia a sociedade fez uma reavaliação do valor do transporte e da logística no país, sendo uma excelente solução para o transporte de respiradores e vacinas”, reflete. Segundo a empresária, o período foi essencial para demonstrar a força do segmento. “Acredito que essa tenha sido uma conquista do setor diante dessa resposta necessária nesse momento”, ressaltou.
A obra faz parte dos projetos IT10 e IT Seniors, cujo objetivo é desenvolver a imagem do transporte rodoviário de cargas brasileiro através de uma comunicação eficiente e ativa dos influenciadores do TRC com a imprensa e as suas mídias sociais. Da mesma forma, o projeto busca levar as principais discussões do segmento para lugares onde o setor não costuma ser associado ou não tem o hábito de frequentar.
É a segunda publicação do projeto. No ano passado, 10 empresários participaram do primeiro livro, intitulado de “O transporte de cargas brasileiro em tempos de pandemia”, que trouxe as reflexões, os desafios e as oportunidades apresentadas ao segmento de transporte de cargas na pandemia, ocasionada pelo surgimento do novo coronavírus. O novo livro, iniciativa do Grupo Mostra de Ideias com o apoio do EME e incentivo da Mercedes Benz, estará disponível em breve na internet.