Fotos DAF Brasil, Divulgação
Empresa agregou mais dois modelos, com foco no segmento da distribuição
Os novos modelos da linha CF, nas versões 6×2 e 8×2, chegam em fevereiro à rede de concessionárias da DAF e, em março, terá início a entrega aos clientes. São modelos equipados com o novo motor PACCAR GR-7, de 6,7 litros, com PBT de 23 e 29 toneladas, e chassi rígido, desenvolvidos especialmente para atender ao setor de distribuição de até 35 toneladas. O preço dos caminhões não foi divulgado.
Os públicos-alvo são profissionais autônomos e os pequenos produtores. “Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O Novo CF chega elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Também é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, os quais atendem às necessidades específicas de cada cliente”, explica o diretor comercial Luis Gambim.
O novo motor PACCAR GR-7, desenvolvido especialmente para este modelo, possui 6,7 litros, com seis cilindros, e está disponível nas versões 280cv de potência e 950Nm de torque, e 300cv e torque de 1.000Nm. O propulsor opera em conjunto com a transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas.
Também traz os novos eixos trativos Meritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1. O Novo CF possui eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.
O tanque de combustível, com capacidade para 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros, são confeccionados em plástico de alta resistência, auxiliando na redução de peso do veículo. O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, 295/80 R22,5.
O caminhão é comercializado com três opções de cabine: Day, Sleeper e Space – segundo a montadora, a mais espaçosa da categoria. A Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2. É uma sugestão para uso diurno, com 1,60m de altura interna, e não dispõe de leito. A Sleeper possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23m nas versões 6×2 e 8×2. Já a cabine Space tem 2,23m de altura e 2,10m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior.
As opções de bancos disponíveis para motorista e passageiro também trazem diferenciais. As opções incluem regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço. O Novo CF ainda oferece as cortinas blackout, tendo como opcional a cortina central, assim como a função maleiro. A iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagens. O Novo DAF CF conta com o assistente de performance do condutor, item de série que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
AMPLIAÇÃO DOS MERCADOS NA AMÉRICA DO SUL
Além do novo DAF CF, a montadora projeta novos investimentos e a expansão da marca pela América do Sul ao longo de 2022. “O Brasil é um mercado potencial muito grande que vem apresentando evolução contínua, impulsionando as novas estratégias da companhia. Nesse ano, vamos continuar investindo no país e na fábrica de Ponta Grossa, visando melhorias para impulsionar ainda mais o crescimento da marca, a satisfação dos clientes e a participação no mercado nacional”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.
Os próximos passos contemplam investimentos na fábrica em Ponta Grossa, direcionados à modernização e automação da linha de produção, visando ao conceito da indústria 4.0. Esta estratégia tem como objetivo aumentar a produção em 2022 para atender à crescente demanda dos consumidores. Atualmente, o uso da capacidade instalada é de ordem de 75%, com média diária de 30 a 32 unidades, operando em um turno.
Nesse ano, a empresa inicia, de forma gradativa, as exportações para a América do Sul a partir da fábrica em Ponta Grossa. Em dezembro de 2021, exportou para o Chile o primeiro caminhão CF Off-Road. O grupo PACCAR já está presente em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru com modelos DAF e Kenworth importados da Europa e do México. “Estamos com expectativas elevadas para este ano, com movimentações que impactam diretamente de forma positiva as operações no Brasil”, reforçou o presidente.
Há oito anos com fábrica no Brasil, a DAF apura perto de 19 mil unidades entregues. Destas, 5,6 mil em 2021, com crescimento de 46,2% sobre o ano anterior. Lance Walters acredita ser possível avançar 20% neste ano, o dobro dos 10% estimados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. “Mesmo com um cenário econômico instável e enfrentando desafios como a crise de fornecimento de peças, a DAF bateu um recorde histórico no ano passado”, acrescenta Luis Gambim.
A categoria de semipesados rígidos representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no país. No ano passado foram emplacados perto de 32 mil unidades do total de 128.274 do mercado nacional. Para fazer frente à concorrência do segmento, a DAF aumentará a sua rede de atendimento. A ideia é sair dos atuais 52 pontos para 60, entre concessionárias e lojas TRP até dezembro. “O desafio é ampliar a capilaridade da marca, aprimorar ainda mais o serviço premium e estar mais próximo dos clientes. É uma expansão estratégica. Temos espaço para aumentar a rede, que conta com 16 grupos de investidores”, afirma Gambim.