Veículo passa a integrar a frota da Viação Redentor

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

Após uma bem-sucedida fase de testes, o Volvo BZL Elétrico entrará em operação de forma regular em Curitiba (PR). O veículo foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano da capital paranaense. Recentemente, a marca anunciou que a partir de agosto inicia testes com seu primeiro biarticulado elétrico na cidade.

A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO². “Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030 e, em 100%, até 2040”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

De acordo com Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo, testes conduzidos pela Urbs, órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público local, mostraram as virtudes do Volvo BZL Elétrico. “Grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas foram os principais destaques”, afirma. A marca é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo e já soma mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes.

O Volvo BZL Elétrico de Curitiba é equipado com quatro baterias de íon lítio de 94kWh e movido por um motor elétrico de 200kW e 425Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, o que garante mais robustez e alta disponibilidade. Além disso, o sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando muito mais segurança e facilidade na operação e na manutenção. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia para até 300 quilômetros, podendo rodar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite.

O início da operação regular do ônibus elétrico é mais um capítulo na longa história de cooperação técnica entre a Volvo, os operadores e Curitiba, cidade reconhecida por adotar soluções inovadoras para a mobilidade urbana. O município é signatário do Acordo de Paris e tem meta de zerar as emissões de 33% de sua frota até 2030 e 100% até 2050.

Desde que instalou sua fábrica em Curitiba, no final dos anos 1970, a Volvo tem contribuído com projetos de veículos que permitiram grande modernização no transporte de passageiros da capital paranaense. O melhor exemplo são os ônibus biarticulados. Introduzidos na cidade há mais de três décadas, trouxeram alta eficiência, qualidade e segurança no deslocamento de pessoas. A partir da experiência bem-sucedida em Curitiba, o conceito foi implantado em diversas outras metrópoles, rendendo à Volvo a liderança em sistemas BRT.

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