Veículo ficará em operação em linhas da MOBI-Rio por 30 dias
Redação TranspoData
Foto Marcopolo, Divulgação
Alinhada à estratégia de desenvolver e fornecer soluções para a descarbonização do transporte, a Marcopolo participa de um teste operacional com o ônibus 100% elétrico Attivi Integral em linhas e serviços da MOBI-Rio. O acordo de cooperação técnica firmado com o Município do Rio de Janeiro tem como objetivo conjugar esforços para o desenvolvimento de um Projeto de Demonstração de Ônibus Elétricos para avaliação do desempenho e eficiência operacional.
De acordo com Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing, essa é mais uma das frentes de atuação da fabricante para apoiar a descarbonização por meio de um portfólio multitecnológico, alinhado às diferentes realidades operacionais dos sistemas de transporte. “Temos avançado em soluções já em escala, como a recente entrega de ônibus articulados e biarticulados a baterias e a biometano para o sistema BRT de Goiânia, e em tecnologias em fase de demonstração, como o veículo híbrido elétrico/etanol, no interior de São Paulo, em parceria com a Sertran Transportes e a bp bioenergy”, explica.
O teste operacional do ônibus Attivi Integral terá duração de 30 dias. Pelo acordo de cooperação técnica, a Marcopolo fornecerá também treinamento para o corpo técnico e operadores, como motoristas e profissionais de manutenção.
Lançado em 2022, o Attivi Integral, primeiro modelo de ônibus elétrico fabricado no Brasil, tem participado de demonstrações e testes em diversas cidades. Com mais de 130 unidades produzidas, o modelo está em operação nos sistemas de transporte urbano de Porto Alegre e São Paulo, além de realizar o transporte de passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
Pensado para atender às demandas do transporte urbano, o ônibus Attivi Integral 100% elétrico oferece configuração interna que acomoda até 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados. É equipado com portas para acesso mais eficiente e rápido, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, sistema de ar-condicionado, dois monitores, carregadores USB, tipo A + C e áudio vídeo interno. A autonomia é de até 280 quilômetros e o tempo de carga de até quatro horas.
O veículo pode ter até 13 metros de comprimento total, possui chassi low entry, motor elétrico WEG de potência máxima de 385kW e torque de 2.800Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL, com capacidade de 350kwh. Além do Attivi Integral, a Marcopolo já possui cerca de 1 mil ônibus elétricos, híbridos e movidos a biometano/GNV, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, México, Austrália e Brasil.