Novidades estão em exposição na Arena ANTP, que ocorre em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de outubro
Redação TranspoData
Foto Eletra, Divulgação
A Eletra apresenta na Arena ANTP, que ocorre de 28 a 30 de outubro, em São Paulo, uma nova linha de chassis de ônibus elétricos. Em parceria com a WEG, coloca no mercado novos modelos de baterias, motores e inversores que ampliam autonomia e reduzem o peso dos veículos. “Estes lançamentos ampliam a força da indústria brasileira na eletromobilidade em toda a América Latina e colocam o Brasil como um dos principais países a apresentar soluções inovadoras na rota da descarbonização dos sistemas de transportes em todo o mundo”, assinala a diretora-presidente Milena Braga Romano.
Os novos chassis atendem aos principais segmentos do transporte coletivo no Brasil e na América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterçam. No caso dos modelos midiônibus, básicos e padrons, a aplicação é tanto para linhas alimentadoras de corredores de ônibus de grande movimento ou de sistemas metroferroviários como para linhas principais e troncais.
Os superarticulados, por terem os eixos traseiros direcionais e configurações entre 20m e 23m são indicados tanto para corredores exclusivos (simples e BRTs), como para trajetos em ruas e avenidas de trânsito comum. A flexibilidade permite com que as operações sejam compatíveis com diferentes estruturas e portes de terminais de ônibus e estações de integração e transferência de linhas.
Todos os chassis são de piso baixo e a autonomia pode variar entre 250 e 350 quilômetros, dependendo das condições de operação. A plataforma do chassi, sem motor e câmbio, é produzida pela Mercedes Benz, sendo eletrificada pela Eletra. Devido ao índice de nacionalização de 95%, os veículos da Eletra são credenciados pelo BNDES e Finame, com acesso às principais linhas de financiamento verde disponíveis no país. Além disso, o pós-venda assegura toda a assistência técnica personalizada.
Em relação a tecnologia embarcada, a Eletra, em parceria com a WEG, traz diversas novidades. Um dos destaques é a nova célula de baterias, com mais capacidade energética, o que garante maiores autonomias com o mesmo peso dos modelos atuais.
Os novos motores e inversores permitem redução de peso de cerca de 350 quilos e ampliação da capacidade total de transportes, dependendo da configuração de cada veículo.
Eletra Consult
Com o objetivo de colaborar para um transporte mais limpo e que se sustente financeira e tecnicamente desde a implantação até o descarte de baterias após os anos de uso, a fabricante criou o serviço Eletra Consult. Segundo a presidente Milena Braga Romano, não são ações de vendas, mas apoio para todas as cadeias envolvidas na mobilidade. “A Eletra tem mais de 30 anos atuando na produção e no desenvolvimento de ônibus com tração elétrica. Sabemos e vivemos de perto a realidade em todas as pontas, fabricação e operação, além de atuarmos com a gestão pública. Além de fabricante de ônibus, desenvolvemos soluções de mobilidade elétrica”, ressalta a executiva.
O serviço Eletra Consult contempla todas as etapas necessárias para a descarbonização dos transportes coletivos, bem antes mesmo da aquisição dos ônibus. “É uma via de várias mãos. A escolha do modelo de ônibus depende da infraestrutura e esta é definida de acordo com as necessidades operacionais dos serviços, ou seja, do modelo de ônibus”, observa.
Afirma ser impossível escolher o tipo de ônibus sem o dimensionamento exato do que é possível implantar em termos de carregadores, subestações, rede de distribuição pública e espaço físico. “O transporte se faz nas ruas. Assim, também não tem como escolher a infraestrutura necessária sem ter noção da frota mais adequada para cada tipo de operação e de linha. Por isso, sentamos com o operador e com o gestor e criamos as melhores soluções”, assinala.
Pioneira no Brasil
Fundada em 1999, a Eletra é pioneira em tração elétrica no Brasil e uma das primeiras do mundo a desenvolver sistemas de propulsão para ônibus e caminhões elétricos. Com sede em São Bernardo do Campo (SP) e capacidade produtiva de 1.800 veículos por ano, a Eletra integra o Grupo ABC, conglomerado com mais de 115 anos de história no transporte público.
Os veículos Eletra já rodaram mais de 20 milhões de quilômetros, evitando a emissão de 21,8 milhões de toneladas de CO2, e mais de 1 mil operadores foram capacitados em 380 horas de treinamento técnico. A empresa também transforma veículos a diesel em elétricos, reduzindo emissões e acelerando a eletrificação de frotas.
Os produtos são equipados com baterias LFP de alta densidade, frenagem regenerativa, padrão de recarga CCS2, proteção elétrica avançada e motores centrais de alto desempenho. A marca mantém parcerias estratégicas com WEG, Caio e Mercedes-Benz.







