Empresa venceu o leilão de concessão, garantindo a continuidade da gestão do trecho que liga o Espírito Santo à Bahia
Redação TranspoData
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A EcoRodovias venceu o leilão de concessão da BR-101/ES/BA, realizado na B3, garantindo a continuidade da gestão do trecho de 478 quilômetros que liga o Espírito Santo à Bahia. O leilão faz parte do processo de modernização e otimização do contrato da sua concessionária Ecovias 101, que opera o trecho desde 2013. Com o resultado, a empresa inicia um novo plano de modernização da rodovia com mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a execução de obras e operação do trecho.
Nos primeiros três anos do novo contrato estão previstos R$ 1,82 bilhão em investimentos, incluindo a conclusão de 84 km de duplicações, 9,45 km de marginais, 19 novos retornos, seis quilômetros de ciclovia, quatro passarelas, dois pontos de parada e descanso e início das obras dos contornos de Ibiraçu e Fundão. “O novo contrato vem na esteira das modernizações no setor implementadas pelo governo e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Entendemos que o modelo traz mais segurança jurídica e torna viável a realização dos investimentos necessários para o trecho capixaba da BR-101”, avalia Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias.
A assinatura do termo aditivo está prevista para os próximos meses. A partir disso, o ciclo de investimentos será iniciado em até 30 dias. “A gente vive diariamente a BR-101 e conhece as necessidades do trecho capixaba. Esse novo modelo permite, por exemplo, soluções sustentáveis imediatas, como as terceiras faixas em regiões com restrições ambientais”, reforça Roberto Amorim, diretor superintendente da concessionária.
A implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação. “São segmentos onde esse tipo de obra atende plenamente a demanda atual da rodovia”, observa Amorim. Segundo ele, a medida trará melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos da nova fase. Assegura, no entanto, que duplicação não está descartada. “A duplicação ao norte de João Neiva e o contorno urbano de Linhares não estão descartados. São investimentos que o contrato ainda prevê em caso de aumento de demanda e viabilidade de licenciamento ambiental”, esclarece.
Ele estima que os períodos mais intensos de obras vão gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos por ano. Ao todo, o governo federal espera a geração de 149.233 empregos considerando diretos, indiretos e efeito-renda. O novo contrato prevê a execução de obras de grande impacto para o Espírito Santo e para a logística do país, como mais de 263 quilômetros de ampliação de pistas entre duplicações, faixas adicionais, vias marginais e contornos.
Reforço nos serviços
Do total de investimentos do contrato, R$ 3,31 bilhões serão aplicados na operação da rodovia e nos serviços de atendimento aos usuários como os guinchos e ambulâncias. Entre as novidades, a Ecovias 101 vai instalar a primeira balança de pesagem de veículos na velocidade da via (HS-WIM) do estado.
O equipamento possibilita a fiscalização de excesso de carga de 100% dos veículos comerciais sem a necessidade de fazer desvios no trajeto e redução de velocidade, evitando paradas, riscos de acidentes e possíveis atrasos na viagem. Também estão programadas 167 câmeras de monitoramento que ajudam na identificação de ocorrências e no rápido envio de recursos necessários em caso de acidentes, por exemplo.
A partir da assinatura do aditivo contratual, programada para os próximos meses, os motociclistas passam a ter isenção em todas as praças e os demais usuários terão 5% de desconto na tarifa de pedágio para os pagamentos feitos com “tag” nas pistas automáticas. Os veículos de passeio contarão, ainda, com uma política de descontos progressivos a cada passagem no mesmo sentido por uma mesma praça de pedágio.
Principais investimentos
• 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte
• 41,1 km de faixas adicionais entre Mucuri (BA) e Linhares (ES)
• 33,6 km de vias marginais
• Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km)
• 14 novos trevos em desnível
• 39 retornos em nível
• 40 passarelas para pedestres
• 75 novos pontos de ônibus
• 2 pontos de parada e descanso para caminhoneiros
• 34 passagens de fauna