Concessionária Volvo anuncia unidade em Passo Fundo e modernização da operação de Caxias do Sul

Roberto Hunoff

Fotos Rafael Salles, Takedois, Divulgação

A Dipesul, concessionária Volvo Caminhões e Ônibus com oito lojas no Rio Grande do Sul, investirá R$ 23 milhões nas operações no estado. Anunciados pelos diretores executivo Fabiano Todeschini e comercial Marcel Klauberg, os recursos serão alocados, prioritariamente, na nova unidade em construção em Passo Fundo e no redimensionamento da loja de Caxias do Sul.

Localizada às margens da BR-285, no bairro Valinhos, a unidade de Passo Fundo terá área superior a 14.000m², com expectativa de inauguração para outubro. A filial de Caxias do Sul passará por remodelação e será reinaugurada em agosto, com uma novidade: o espaço será ao lado da Randon Venice Implementos Rodoviários, oferecendo facilidade de localização para os clientes das duas empresas.

Parte dos recursos será destinada para a conclusão do projeto de 100% da água tratada com a instalação de estações de tratamento de efluentes em todas as lojas Dipesul no estado. Tendo a sustentabilidade como um dos seus pilares e compromissos dentro das práticas ESG, a empresa se prepara para, em 2024, fechar o ciclo de 100% de energia elétrica renovável contratada em todas as oito concessionárias por meio de acordo no mercado livre com a Raízen.

Crescimento acelerado

Fabiano Todeschini e Marcel Klauberg assumiram a gestão da rede Dipesul há pouco mais de um ano com a missão de dar uma nova cara e mais agressividade comercial para a Volvo no Rio Grande do Sul. Iniciaram o desafio por um upgrade da marca, que ganhou nova identidade visual e o posicionamento “Sua casa Volvo no RS”, pela reorganização das equipes e remodelação de toda a estrutura de serviços e atendimento ao cliente.

Os resultados já começaram a ser consolidados. A Volvo, líder de mercado no segmento de caminhões pesados no Brasil, era a segunda no Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, a Dipesul retomou a liderança. Também ganhou posições no segmento de semipesados, passando da terceira para a segunda posição em 2023, com crescimento de cinco pontos percentuais de market share. O mesmo aconteceu com o segmento vocacional, em que a Dipesul avançou do terceiro para o segundo lugar em vendas no mesmo ano.

No pós-vendas, o crescimento foi de 25% no último ano e obteve um salto de satisfação do cliente, medida pela Volvo em todo o país, avançando seis posições no ranking nacional de concessionárias neste quesito. A empresa conquistou, ainda, resultados positivos com o Plano de Serviços Volvo. A cada 10 caminhões vendidos pela Dipesul no último ano, nove saíram da concessionária com o plano embutido.

Pacote Aero

Outra novidade anunciada pela Dipesul é o Pacote Aero. Trata-se de um kit composto por acessórios aerodinâmicos que trazem um novo conceito de caminhão. “O combustível é o principal item da planilha de custos do transporte, representando cerca de 40% do custo. Cada gota conta e qualquer redução contribui decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador nesse competitivo ambiente de negócios”, observa Marcel Klauberg. A redução de consumo contribui também para maior sustentabilidade no transporte, com menos emissões de gases CO2.

O pacote atua em pontos específicos do veículo, melhorando não somente a aerodinâmica do cavalo-mecânico, mas de todo o conjunto, incluindo a carreta. O conjunto contempla defletores laterais, de chassis e de teto, spoiler dianteiro, suspensão pneumática, entre-eixos mais curto, para-lamas traseiros integrais e dianteiros envolventes, relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de arla atrás da cabine. As estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o modelo FH 6×2 e até 5% para o FH 6×4. Segundo o executivo, o conjunto aerodinâmico encarece em cerca de 5% o valor final do caminhão.

A Dipesul vem fazendo um trabalho que busca aumentar a segurança nas estradas e qualificar os clientes e transportadores para conduzirem os produtos da marca de maneira mais assertiva e segura. Em sua segunda fase, o programa está certificando os clientes para a ISO 39001, normativa de segurança viária. Em 2023, foram certificados nove clientes gaúchos e outros oito estão em processos de certificação neste ano, em parceria da Dipesul com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here