Caminhão terá motor com 156 cv de potência e montadora projeta até 5% de economia de combustível

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) inaugura no Delivery Express+ seu portfólio de veículos dentro da norma de emissões Proconve P-8, que entra em vigor para a categoria no país em janeiro. De acordo com a montadora, as vantagens da nova geração do Delivery Express+ vão além do enfoque ambiental: o veículo ganhou mais potência e calibração exclusiva em seu motor.

Com as evoluções e melhorias técnicas, a marca projeta economia de até 5% em combustível. Ao mesmo tempo, mantém o pacote de segurança incorporado ao longo de 2021. “Estamos muito otimistas com as novidades do modelo para atrair cada vez mais quem tem investido em sua frota própria com o crescimento do e-commerce em todo o país”, assegura Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O novo motor de três litros tem uma calibração exclusiva, desenvolvida pela engenharia da montadora para entregar mais potência com emissões menores. Fabricado pela FPT, oferece 156 cv e torque máximo de 360 Nm. Está disponível em rotações mais baixas para alcançar economia e agilidade, com arrancadas e acelerações melhores e mais seguras, mesmo em subidas. O Express+ agora passa a contar com tecnologia SCR, cujo tanque de Arla 32 vem integrado ao de combustível.

Para alcançar esses resultados, a montadora investiu num amplo programa de desenvolvimento. Foram rodados mais de um milhão de quilômetros em testes de durabilidade, com cerca de 15 protótipos. A montadora chegou até mesmo a criar uma equipe de softwares para entregar diversas melhorias ao cliente.

O Delivery Express+ traz de série um sistema de controle de estabilidade, alinhado ao que se encontra em automóveis. A tecnologia evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção. A inteligência embarcada do veículo faz com que esse sistema trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios ABS e o controle de tração.

Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial de redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. Outra vantagem do modelo é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática.

Por ser classificado como comercial leve e sujeito apenas a rodízios municipais, O Express+ pode circular em áreas de restrição para veículos maiores. Pode ser dirigido apenas com carteira de habilitação B, a mesma para carros de passeio, e por seu rodado simples na traseira paga pedágio de automóvel. Também tem menor ruído interno e cabine com maior comodidade e ergonomia.

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