Modelo da linha vocacional atuará em mina de extração de ouro no Suriname
Redação TranspoData
Foto DAF, Divulgação
A DAF Caminhões Brasil amplia a versatilidade da linha vocacional com a primeira adaptação de um modelo CF Mineração projetada especificamente para trabalhar em uma operação de extração de ouro. O veículo rígido na configuração 8×4 foi entregue para um cliente com atividades no Suriname. O projeto se diferencia tecnicamente pela implementação mista de um guindaste articulado e uma plataforma roll-on/roll-off, uma configuração fora do comum, visto que esse modelo geralmente é equipado com caçambas basculantes.
Realizadas por um implementador parceiro, as alterações estruturais incluem o aumento do entre-eixos, a modificação da distância entre os eixos direcionais e a aplicação de reforços estruturais em toda a extensão do chassi. Após a transformação mecânica, a equipe de engenharia da DAF executou a parametrização eletrônica dos sistemas para assegurar a operacionalidade e segurança do caminhão.
A principal curiosidade do projeto está na operação conjunta dos dois sistemas hidráulicos, um guindaste articulado e uma plataforma roll-on/roll-off, em vez dos tradicionais basculantes. A adição desses implementos atendeu as necessidades do cliente como apoio tático em uma operação de extração de ouro, o que demandava versatilidade extrema para içar cargas pesadas e transportar máquinas e até mesmo veículos menores.
A escolha pelo sistema roll-on/roll-off garante agilidade: focado na troca rápida de carrocerias, ele utiliza um braço hidráulico com gancho para puxar caçambas ou plataformas do chão para cima do chassi, com roletes facilitando o deslizamento. Isso permite que o caminhão mude sua função em pouco tempo.
Já o guindaste articulado oferece autonomia para o motorista carregar e descarregar materiais sem depender de empilhadeiras externas. Instalado atrás da cabine e movido pela tomada de força, o implemento utiliza sapatas estabilizadoras para garantir total segurança durante a movimentação. “Mais do que um veículo robusto, entregamos uma solução de engenharia versátil, com tecnologias que trarão mais eficiência, segurança operacional e rentabilidade para o cliente”, definiu Alekson Felício, gerente de planejamento de produto e engenharia de vendas da montadora.
O DAF CF Mineração do projeto tem configuração 8×4, potência de 480cv e motor PACCAR MX-13, com freio motor de 490cv, peso bruto total de 58 toneladas e capacidade máxima de tração de 150 toneladas. Equipado com a cabine Day, foi concebido para atuar em operações no interior de minas, tendo flexibilidade de implementação para atuar em outros segmentos que exigem alta robustez, como construção pesada e apoio nestes segmentos. A transmissão é a ZF TraXon automatizada de 12 velocidades e com Intarder de frenagem combinada de até 1.300cv. O DAF CF Mineração também conta com a configuração 6×4, com motorização e capacidade máxima de tração iguais à versão 8×4, diferenciando-se apenas pelo peso bruto total, que é de 48 toneladas.