Marca consolidou aumento de 18% nas vendas no primeiro semestre de 2023
Roberto Hunoff
Foto DAF, Divulgação
No ano em que comemora a primeira década de história no país, a DAF bateu a marca de 30 mil caminhões fabricados. Um marco para a companhia que fechou os seis primeiros meses de 2023 com aumento de 18,2% nas vendas no comparativo com o primeiro semestre do ano passado. Na mesma base de comparação, o setor apurou queda de 12%. A companhia está entre as três marcas que mais emplacaram o caminhão Euro 6 até agora.
Além da marca histórica de 30 mil caminhões produzidos desde 2013, início da operação brasileira, a companhia trabalhou igualmente planejada e estruturada dentro do seu plano de negócios para a transição da tecnologia Proconve P7 – P8. Para isso, em 2020, antecipou a adaptação dos seus caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6.
Modelos da linha XF foram preparados para receber as adaptações necessárias e algumas unidades circularam por um período de dois anos de rigorosos testes, antes de ser autorizada a entrada em produção. “A estratégia de antecipar a nova tecnologia do Euro 6 foi a mais assertiva do mercado e nos garante, hoje, o páreo nas vendas do segmento. Foram dois anos de muitos estudos, rígidos testes em laboratórios, de durabilidade acelerada em pistas específicas e em ambientes controlados, onde foram reproduzidas as condições mais severas das estradas”, explica Luiz Gambim, diretor comercial DAF Brasil.
Durante esse período, a fabricante seguiu seu rígido processo de testes dentro dos padrões de qualidade DAF Euro 6, que mobilizou grande parte da operação brasileira. Como resultado, ofereceu ao mercado, ainda em 2022, as linhas XF e CF com todas as adaptações do Proconve P8/Euro 6.
A nova motorização trouxe algumas alterações mecânicas comparadas às versões Euro 5, que aliadas às transmissões com troca de marchas otimizadas, eixos traseiros de elevada eficiência e uma melhor aerodinâmica podem resultar numa redução de consumo de até 2% de combustível, com destaque para o controle de cruzeiro preditivo de série, que pode gerar economia de até 6%. “Como resultado, temos 8% de eficiência de combustível e um dos índices mais baixos de consumo de Arla do mercado. Esse conjunto de melhorias diminui em até 30% os custos de manutenção, proporcionando, ainda, redução de 10% no custo operacional total”, enfatiza.
A empresa reduziu seu estoque de Euro 5, ainda no ano passado, para chegar, em 2023, como a primeira marca a vender somente modelos Euro 6 no país. “Enquanto o mercado registrou queda de 10,4% em vendas neste primeiro semestre, a DAF ampliou seu market share no segmento acima de 15 toneladas para 9,2% e, acima de 40 toneladas, para 12,9%, resultado que nos rendeu figurar na segunda e na quarta colocação em vendas do segmento no período”, explanou.
Crescendo em um patamar acima do mercado, de forma sustentável e planejada, a companhia projeta aumentar em 15% a produção no comparativo com 2022, superando o desempenho do setor. A DAF trabalha, ainda, com a expectativa de aumento de demanda entre 30% e 70% nos próximos seis meses do ano. Para isso, expande a participação da marca com uma estrutura de serviços cada vez mais robusta, além de aumentar a capacidade de atendimento e a qualificação dos profissionais.
A conquista de 30 mil caminhões fabricados foi motivo de comemorações na empresa. Os funcionários da linha de produção registraram o momento junto com o modelo DAF XF FTS 6×2, caminhão protagonista do marco histórico. Participaram também Wilson Sturmer e Juliano de Souza, da Transportadora Boa Viagem, e cliente da concessionária DAF MacPonta, de Ponta Grossa (PR), que adquiriu o caminhão DAF número 30 mil.