Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, e professor Uwe Baake, chefe de Desenvolvimento de Produto, estiveram na planta fabril da Ypê, em São Paulo

Redação Transpodata

Crédito: Mercedes-Benz, Divulgação

Na mais recente edição da Fenatran, Karin Rådström, membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, e o professor Uwe Baake, chefe de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks, acompanharam o lançamento do Mercedes-Benz Atego 1730, primeiro caminhão com direção autônoma que atua em operação controlada e que foi especialmente adaptado para um negócio exclusivo do Brasil. Na terça-feira (31/01), os executivos retornaram ao país para reuniões de negócios na região da América Latina e para conhecer a operação do inovador veículo, em testes na planta industrial da Ypê, empresa 100% brasileira que atua no segmento de higiene e limpeza, localizada em Amparo (SP). Nesta planta, o Atego autônomo interliga as linhas de produção com o Centro de Distribuição 4.0.

O inovador cavalo mecânico com direção autônoma para ambientes controlados é resultado de parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo. Por meio de um processo de customização e parametrização, o modelo foi especificamente configurado para uma demanda exclusiva da Ypê. “Somos uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no país e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento junto com a Lume Robotics, referência em automação no Brasil. Este caminhão autônomo é uma tecnologia sem precedentes no país”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da montadora, assinala que também é oferecida uma consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos em ambientes controlados, com entrega de soluções customizadas aos clientes. “Mais do que a venda técnica de produtos, oferecemos uma venda consultiva. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, explica.

No caso das quatro unidades vendidas para a Ypê, o caminhão autônomo Atego, escolhido pelo cliente, se movimenta em áreas confinadas e controladas, em baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Pela atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua. O motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”, acrescenta.

Clique aqui e veja a operação do caminhão Atego 1730 com direção autônoma

Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de Operações da Ypê, ressaltou que a aquisição do Atego autônomo está alinhada com a estratégia da marca, que alia crescimento à tecnologia. “Nosso centro de distribuição foi transformado em um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil e da América Latina, com o objetivo de evoluirmos ainda mais na qualidade do serviço prestado aos clientes. A inovação trará ganhos ainda mais significativos de produtividade no transporte de cargas entre as unidades produtivas e o CD de maneira ágil e precisa”, frisa. O espaço também é dotado de veículos autoguiados com sensores, robôs que montam os paletes, sistemas de comando de voz e transelevadores inteligentes.

Outra importante etapa do processo é o recebimento, realizado por meio de esteira automática. O descarregamento dos caminhões é totalmente automático e realizado em menos de cinco minutos. O Atego autônomo, que está preparado para operar durante 24 horas por dia, transfere produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial.

A primeira iniciativa em caminhões autônomos da M-B foi o Axor na colheita da cana-de-açúcar. Com base nessas iniciativas, Leoncini aponta mais possibilidades de uso dos modelos em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora-de-estrada. Como exemplos, cita a mineração, as grandes obras de infraestrutura e em locais de condições extremas onde a operação autônoma pode proporcionar mais segurança aos motoristas nas situações de risco.

Estratégia autônoma da Daimler Truck

A Daimler Truck segue uma estratégia dupla quando se trata de direção autônoma. Por meio de sua subsidiária independente Torc Robotics, conduz o desenvolvimento de caminhões autônomos SAE Nível 4 nos Estados Unidos. A solução desenvolvida a partir desta parceria é especializada e projetada para lidar com o tráfego entre centros de distribuição em rodovias. Ao mesmo tempo, trabalha para combinar a tecnologia de direção autônoma da Waymo com o Freightliner Cascadia, que deverá estar disponível nos Estados Unidos nos próximos anos.

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