Peça para suportar as cargas das aplicações e montada sob a suspensão agora é fabricada em Osasco
Redação TranspoData
Foto Cummins Meritor, Divulgação
A Cummins Meritor produzirá na planta de Osasco (SP) a carcaça do MS-120, eixo desenvolvido para caminhões, ônibus e veículos elétricos (na versão ECO – Electric Compatible), com capacidade entre 10 e 14 toneladas de peso bruto total combinado. O anúncio integra a estratégia da fabricante em elevar gradativamente o portfólio de produtos nacionais para fortalecer a capacidade da região. Para a nacionalização, a empresa investiu na aquisição de novos ferramentais de usinagem e instalações mais modernas na linha de produção de carcaças.
De acordo com Kleber Assanti, gerente geral para América do Sul, com a produção local, a empresa amplia o portfólio para atender às demandas dos clientes com as vantagens de compra nacional e aumento de conteúdo local que contribui para o Finame, sem complexidades de importação, além do fortalecimento da indústria nacional. Outra vantagem destacada pelo executivo será a agilidade na entrega da peça para atender a região, suportando os OEMs e o mercado de reposição, contribuindo também com o custo total de operação para o cliente final.
Peça fundamental do veículo para suportar as cargas das aplicações e montada sob a suspensão, a carcaça também recebe a montagem de outros componentes, como freios e cubo de roda. “A carcaça é o principal componente estrutural do eixo, também responsável por suportar o diferencial e suas engrenagens, sendo uma peça de extrema importância e alta complexidade para proteger esses componentes contra sujeira, detritos e danos externos, além de manter a lubrificação e funcionamento adequado na operação”, reforça.
A carcaça do MS-120, agora nacional, também é utilizada na versão ECO – Electric Compatible, eixo desenvolvido pelo time de engenharia brasileiro para equipar veículos elétricos. Este modelo traz rolamentos de classe especial para o diferencial, sistema de juntas mais robustas em função das características críticas do motor elétrico, como torque e rotação.