CUMMINS - eixo tandem MT 38-610 - 2025

Cummins inaugura nova fase em aplicações fora de estrada severas

Eixo de maior capacidade já desenvolvido pela empresa é resultado de engenharia local com apoio global

Redação TranspoData

Foto Cummins, Divulgação

A Cummins Brasil dá um passo estratégico na ampliação de portfólio para veículos fora de estrada com o lançamento do novo eixo tandem MT 38-610, desenvolvido para aplicações severas em mineração. Com capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e peso bruto combinado de até 150 toneladas, o modelo inaugura uma nova geração de soluções voltadas ao segmento fora de estrada.

O novo eixo surge como resposta a uma necessidade operacional cada vez mais presente em aplicações fora de estrada, que exigem robustez e alta capacidade para operações severas de mineração — como o transporte de materiais entre áreas de escavação e processamento, em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária. A aplicação do eixo é exclusivamente fora de estrada.

O desenvolvimento teve colaboração da engenharia global da Cummins no segmento fora de estrada, integrando soluções já aplicadas em veículos canavieiros e madeireiros. “O projeto mescla componentes consagrados, como a redução nos cubos, a novos conjuntos dimensionados especialmente para essa carga, com destaque para a adoção de cinco planetárias por cubo de roda, o que permite maior distribuição de torque e menor esforço individual por engrenagem, elevando a resistência e a durabilidade sob condições extremas”, explica Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de engenharia do produto da empresa.

A validação do eixo incluiu mais de 80% dos testes realizados no Brasil, na unidade de Osasco (SP), com otimizações no laboratório de ensaios mecânicos para suportar as exigências e padrões de qualidade. Outros testes complementares foram realizados nos Estados Unidos.

O componente foi projetado para ser montado na planta de Osasco, sem necessidade de grandes adequações industriais, com aproveitamento da linha de eixos com redução no cubo já existente. A montagem inclui uma fase inicial de preparação dos conjuntos e utiliza peças com elevado percentual de conteúdo local estimado em que reflete o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais. Entre os componentes nacionais estão as carcaças dos eixos (anterior e posterior), caixa das engrenagens do cubo de roda, tambor de freio, freios, câmaras de freio, suportes das câmaras e itens de fixação como parafusos, porcas e arruelas.

Para suportar o aumento de carga, o eixo MT 38-610 adota um novo conceito de fixação: o componente da extensão da carcaça em que é montado o cubo de rodas, é agora parafusado tanto à carcaça quanto ao freio, formando um conjunto rígido e reforçado — em substituição à configuração tradicional de pinos e prensagem. A solução foi inspirada em práticas consolidadas no exterior e permite ganhos em robustez e flexibilidade de projeto, sem comprometer a confiabilidade.

A Cummins desenvolveu o eixo para operar com três diferentes relações de redução: 5.41, 6.18 e 7.21, ampliando a versatilidade de aplicação conforme a exigência da operação. Para sua montagem, foi necessário realizar instruções específicas aos operadores quanto ao manuseio e encaixe de determinados componentes, assegurando a correta instalação e desempenho do conjunto.

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