Com investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão, nova estrutura fortalece a capacitação em HHP na América Latina
Redação TranspoData
Foto Divulgação
A Cummins, por meio da Distribuidora Cummins Brasil (DCB), inaugurou, em Cuiabá (MT), o centro de treinamento técnico dedicado à formação de profissionais em motores e grupos geradores de alta potência. Instalado na filial da DCB na capital mato-grossense, o novo espaço nasce para atender à crescente demanda por qualificação técnica em aplicações como mineração, ferroviário, marítimo e geração de energia no Brasil e em toda a América Latina.
O projeto começou a ser desenhado em julho de 2023, diante da necessidade de ampliar a capacitação dos técnicos que atendem equipamentos de grande porte – motores de alta litragem aplicados a grupos geradores e outros segmentos HHP. A iniciativa recebeu investimento aproximado de cerca de R$ 1,3 milhão, contemplando infraestrutura física, motores dedicados ao treinamento, ferramentas especiais e adequações de segurança.
Com 120m² de área prática e uma sala de aula dedicada ao conteúdo teórico, o centro de treinamento abriga três motores de alta potência utilizados para a formação de profissionais. Desde o segundo semestre deste ano, o centro já formou duas turmas, totalizando 15 profissionais. A partir de 2026, a programação é manter pelo menos quatro turmas por ano, com até oito técnicos por classe, ampliando a base de profissionais qualificados em motores de alta potência na rede Cummins.
Cada programa de capacitação oferece, em média, 40 horas de treinamento por turma para a plataforma do motor QSK50 – divididas entre sala de aula e atividades práticas de diagnóstico, montagem, desmontagem e testes em motor funcional. Para o QSK95, a carga horária é ampliada para 80 horas, em função da complexidade e do porte do equipamento.
A inauguração do novo centro ocorre em um momento estratégico da Distribuidora Cummins Brasil (DCB), que completou 35 anos de atuação em outubro de 2024. Em junho de 2025, abriu uma nova filial em Luís Eduardo Magalhães (BA), reforçando a atuação na região em forte expansão agrícola e logística.