Comgás e Agrale demonstram micro-ônibus a gás

Iniciativa foi desenvolvida no transporte público de Jacareí

Redação TranspoData

Foto Divulgação

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, e a Agrale
viabilizaram a demonstração de um micro-ônibus a gás natural veicular (GNV)
em Jacareí (SP). A solução atende demanda do mercado por soluções que
favoreçam o uso de veículos menos poluentes, reduzindo cada vez mais a
emissão de gases nocivos na atmosfera. O veículo prestou serviço aos
usuários do transporte público da cidade.

O micro-ônibus com motor 100% a gás, original de fábrica, reduz em até 23%
a emissão dos gases do efeito estufa, o CO2. Além disso, a geração de
material particulado é próxima de zero, chegando a uma redução acima de 95%
na emissão de poluentes locais e contribuindo para a melhora da qualidade
do ar, pois o gás natural veicular praticamente elimina a “fumaça preta”
expelida pelos motores convencionais dos ônibus a diesel, uma das causas de
doenças respiratórias.

O motor a GNV também tem menor custo operacional na comparação com o movido
a diesel. “O gás natural oferece muitos benefícios, como o de até 40% na
redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel, se o veículo
for abastecido dentro da garagem. É de fácil manutenção, pois 85% dos
componentes são similares aos usados nos motores convencionais, tem
abastecimento rápido e ruído 20% menor do que a motorização a diesel”,
explica Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.

O micro-ônibus é projetado para uso urbano, com capacidade para 20
passageiros sentados e 22 passageiros de pé, montado sobre o chassi Agrale
modelo MA 11.0, com motor de seis cilindros, 200cv e peso bruto total de
10.700 quilos. A autonomia é de aproximadamente 350km, por conta dos
cilindros com armazenagem total de 86m³ de gás, que pode ser GNV ou
biometano.

Na demonstração, o abastecimento foi realizado em um posto de GNV existente
no município e, neste caso, já produziu economia de combustível de 20%,
quando comparado ao mesmo modelo a diesel. Posteriormente, caso a frota a
gás seja ampliada na cidade, poderá ser feito um estudo para abastecimento
na garagem da empresa, otimizando a operação e reduzindo ainda mais o custo
de combustível, pois o fornecimento pode ser feito diretamente pela Comgás.
Para impulsionar cada vez mais o uso do gás em ônibus e caminhões, a Comgás
tem realizado estudos logísticos com indústrias, transportadoras e viações
para viabilizar rotas, retorno financeiro e proporcionar operações
sustentáveis.

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