CMPC realiza primeira viagem nacional com caminhão movido a GNV

Fabricante de celulose levou carga de Guaíba, no Rio Grande do Sul, para Limeira, em São Paulo

Roberto Hunoff

Crédito: CMPC, Divulgação

A CMPC tornou-se pioneira no Brasil ao realizar o transporte de produtos em veículo a gás natural (GNV). A primeira viagem nacional feita por um caminhão de sete eixos movido por esse combustível ocorreu em setembro e levou uma carga de celulose da unidade de Guaíba (RS) até um dos clientes da companhia, localizado na cidade de Limeira, no interior paulista. Com capacidade para carregamento de até 39 toneladas, a novidade proporciona uma opção mais sustentável para atender as rotas que a CMPC opera no país.

Em comparação a veículos similares movidos à combustão, o caminhão utilizado apresenta redução de 17% na emissão de CO2 e de 95% na geração de material particulado. A companhia já estuda implementar mais veículos com essa característica e expandir a frota futuramente. “A CMPC possui em seu propósito a sustentabilidade como pilar, buscando sempre a melhoria contínua de seus processos e os tornando cada vez mais alinhados com as melhores e mais modernas práticas ambientais aplicadas por empresas no mundo todo”, afirma o diretor-geral Mauricio Harger.

O executivo acrescenta que ser a primeira empresa no país a realizar uma viagem com gás natural nesse tipo de veículo reforça o compromisso com as melhores práticas de ESG. “Ações como essa se conectam cada vez mais com o que estamos desenvolvendo no BioCMPC, o maior projeto de sustentabilidade da história do Rio Grande do Sul com mais de 30 iniciativas ligadas diretamente ao tema”, completa.

A CMPC Brasil faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose, matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal, de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice Valor Ponderado de Grandeza, é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias.

Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% dos resíduos sólidos do processo industrial em 13 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 20 mil colaboradores em 48 unidades industriais de oito países da América Latina.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *