Modernização do transporte público inclui a criação de um eletroterminal exclusivo e dois pontos de recarga para abastecer a frota

Redação TranspoData

Fotos TEVX Higer, Divulgação

De forma pioneira, Cascavel inaugura um eletroterminal e passa a operar a maior frota de ônibus elétrico da Região Sul, colocando em prática o plano de transformar o transporte público e a qualidade de vida de quem vive na capital do oeste paranaense. A eletrificação de 12% da frota da cidade marca um avanço ambiental importante e permitirá a redução de mais de 2 mil toneladas de CO2 por ano nas emissões com transporte público, o equivalente ao plantio de mais de 13 mil árvores.

O prefeito Leonaldo Paranhos confirmou que o planejamento é que em 10 anos toda a frota de ônibus da cidade seja elétrica. “Cascavel inicia uma nova era no transporte coletivo com os primeiros ônibus elétricos. São veículos sustentáveis, sem poluição, com muito conforto e dotados de moderno sistema de monitoramento”, afirmou.

O eletroterminal garantirá a eficiência no carregamento de energia da nova frota e terá capacidade para abastecer 14 ônibus elétricos ao mesmo tempo. Outros dois pontos de recarga de oportunidade serão instalados nos terminais Sul e Leste da cidade. O projeto contempla ainda a criação de uma usina fotovoltaica exclusiva, que fará a geração de energia superior à necessidade da carga. O excedente poderá ser utilizado em outras unidades do município.

Simoni Soares, presidente da Transitar, ressalta que o projeto foi planejado respeitando as condições viárias e a demanda pelo transporte público da cidade, e buscando o que há de melhor de tecnologia sustentável e maximizando o conforto dos passageiros. “O veículo da TEVX Higer entrega eficiência operacional e preserva as condições viárias da cidade, pois é um dos mais leves do mercado com uma tecnologia monobloco e 100% acessível com piso baixo total”, observa.

Os 15 ônibus 100% elétricos são da linha Azure, da Higer Bus, com zero emissão de poluentes. Das unidades iniciais, 13 são do modelo Padron, de 13 metros, e duas são articuladas, com 18 metros. Todas foram produzidas de acordo com especificações da operação da cidade, incluindo três portas do lado esquerdo. “Temos orgulho em participar de iniciativas como essa de Cascavel e contribuir em projetos pioneiros e inovadores com foco na sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida do cidadão. Estes são pilares essenciais para as cidades inteligentes, sustentáveis e que representam os valores aos quais queremos impulsionar”, reforça Carlos Eduardo Cardoso de Souza, diretor executivo da TEVX Higer.

Principais características

Todos os veículos da linha AZURE são construídos em monobloco, apresentam rigidez estrutural e menor peso em comparação aos fabricados com chassi e carroceria. Com autonomia de 270 quilômetros e carregamento total em menos de três horas, o modelo tem sistema de freios regenerativos, que pode aumentar a quilometragem em até 30%.

Para o conforto dos passageiros são dispostas tomadas USB em toda a lateral do veículo ou nos balaústres e sistema de iluminação de led no teto no estilo de cromoterapia que elevam a experiência do usuário. Também há um sistema de ar-condicionado ecológico sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, complementado por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo. Passageiros com mobilidade reduzida são beneficiados com piso baixo total e rampa de acesso. O banco do condutor tem ajuste pneumático, painel totalmente digital e câmeras exclusivas que permitem visão 360º, evitando pontos cegos.

Já foram capacitados mais de 50 condutores nos padrões de condução econômica e segura, reforçando itens como freio regenerativo e gerenciamento da bateria de maneira otimizada, assegurando mais autonomia para a operação diária. O pós-venda contempla uma equipe da TEVX Higer regional com estrutura física e móvel, além de todo o suporte de manutenção preventiva e corretiva.

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