BRADO - SUMARÉ 01

Brado inova com a criação do frete sinergia

Iniciativa envolve transportadoras que atuam na importação, criando solução competitiva e eficiente para cargas de exportação

Redação TranspoData

Foto Brado, Divulgação

A Brado Logística anunciou o lançamento do frete sinergia, uma solução inteligente e eficiente para o transporte de cargas de exportação entre a região de Campinas (SP) e o Porto de Santos. A iniciativa visa reduzir custos e otimizar o fluxo de transporte, aproveitando a dinâmica do mercado de importação.  O frete sinergia integra o projeto Carrossel da Brado, que projeta um investimento de R$ 260 milhões até 2030 nos terminais de Sumaré e Rondonópolis (MT).

A solução consiste em uma colaboração estratégica com transportadoras que já realizam o transporte de cargas de importação para a região de Campinas. Ao invés de retornarem vazios ao Porto de Santos após a entrega das importações, esses caminhões são usados para transportar as cargas de exportação da Brado a partir de seu terminal em Sumaré. A operação movimentou, em maio deste ano, cerca de 700 caminhões, carregados com uma variedade de produtos como algodão, madeira, carne bovina, farelos de soja e milho, minério e outros.

Thiago Estevam, que foi gerente comercial da carteira de importações e atualmente ocupa o cargo de gerente de pricing e experiência do cliente da Brado, destaca a inteligência da solução. “Ao conectarmos a necessidade de retorno das importações com a nossa demanda de exportação criamos uma operação mais eficiente e com potencial de redução de custos para todos os envolvidos”, afirma.

A principal vantagem é a otimização do uso da capacidade de transporte. Ao integrar o fluxo de importação com a demanda de exportação da Brado, é possível combinar as cargas da empresa e de parceiras. As transportadoras, por sua vez, têm a oportunidade de rentabilizar rotas que antes seriam percorridas sem carga.

Um diferencial crucial para a viabilidade da solução é a eficiência operacional do terminal da Brado em Sumaré. A empresa opera suas próprias cargas, o que permite otimizar o tempo de descarga e carga dos caminhões. Além disso, o terminal opera em regime de 24 horas, durante todos os dias da semana. “A agilidade do terminal em Sumaré é um ponto chave. As transportadoras de importação podem descarregar seus contêineres vazios de forma rápida e aproveitar a oportunidade de carregar as cargas de exportação, otimizando o tempo de seus veículos e de seus motoristas”, explica Estevam.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!