Da Redação Transpodata
Crédito: Foto Volvo, Divulgação
Atualmente, o modelo está presente em 61 cidades da América Latina
Há 30 anos, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, foi pioneira na utilização dos ônibus biarticulados no transporte coletivo. Ao longo deste período, o modelo desenvolvido pela Volvo ganhou o mundo e, atualmente, está presente em dezenas de países com mais de 5 mil veículos. “Os biarticulados representaram um salto de capacidade e qualidade no deslocamento das pessoas em grandes cidades. Foi a partir dessa invenção que surgiu uma revolução, conhecida hoje como BRT, Bus Rapid Transport, sistema de transporte rápido por ônibus”, ressalta Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Os biarticulados são ônibus com quatro eixos, duas articulações e alta capacidade de passageiros. O modelo atual da Volvo é o maior ônibus em operação no mundo. Dependendo da configuração da carroceria, pode ter até 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.
O desenvolvimento do ônibus biarticulado nasceu de uma parceria entre a Volvo e o Município de Curitiba. No fim dos anos 80, a prefeitura procurou a fabricante, que tem sua sede latino-americana na cidade, com a proposta de desenvolver um ônibus de capacidade ainda maior do que os articulados Volvo de então.
A fábrica aceitou o desafio e em nove meses desenvolveu o projeto. Em 1992, começaram a circular, em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, os primeiros 30 biarticulados com capacidade para 200 passageiros cada e com 24,5 metros de comprimento.
Com faixas exclusivas para ônibus, tarifa integrada e pré-paga e estações de embarque rápido em nível, estava criado o conceito do BRT, que projetaria Curitiba para o mundo. Hoje, a RIT, Rede Integrada de Transporte, criada nos anos 1970, transporta mais de 1,3 milhão de passageiros por dia. São 250 linhas, 329 estações tubo, 22 terminais e 6,5 mil pontos de parada. Atualmente 13 outras cidades estão integradas à rede.
Rápida expansão
Segundo o Global BRT Data, hoje há BRTs funcionando em 61 cidades da América Latina, transportando quase 21 milhões de passageiros por dia. O Brasil tem o maior número de operações, em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, todos com forte presença de veículos Volvo. No Brasil, os BRTs respondem pelo deslocamento diário de 10,8 milhões de passageiros. “A Volvo é líder em veículos de grande capacidade para BRTs no continente latino-americano”, salienta Fabiano Todeschini.
Um dos maiores BRTs do mundo está em Bogotá, capital da Colômbia. Segundo o Global BRT Data, o Transmilenio transporta 2,2 milhões de passageiros diariamente e tem 113 quilômetros de extensão. Inaugurado em dezembro de 2000, tem forte presença de articulados e biarticulados Volvo. Somente nos últimos quatro anos foram mais de 1.000 ônibus Volvo para o BRT da capital do país andino.
Outro importante sistema de transporte urbano do continente é o de Santiago, no Chile. Embora não seja tecnicamente considerado um BRT, a Red Metropolitana de Movilidad opera centenas de ônibus em integração com o sistema de metrô da capital do país. A Volvo sempre foi um dos principais provedores de ônibus para a cidade. Recentemente, foi selecionada para fornecer 564 novos veículos, na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021/2022.