BBM premia projetos inovadores em logística

Empresas vencedoras receberam os troféus na cerimônia realizada em São Paulo

Redação TranspoData

Fotos BBM, Divulgação

Superando mais de 300 projetos de melhorias operacionais e disruptivas inscritos para o 10º Prêmio BBM de Logística, a Suzano, Grupo SADA, Costa Brasil, MOVE3 e Cubbo foram eleitas as empresas vencedoras do maior reconhecimento de práticas inovadoras do setor logístico e supply chain na edição de 2023. Dos cinco projetos vencedores, três são de aumento de eficiência por meio de automatização, segurança operacional e voluntariado. A escolha foi feita pelo júri do Prêmio BBM, formado por consultores, presidentes de associações e acadêmicos. Em dez anos de existência do Prêmio BBM, mais de 180 trabalhos de empresas de todos os portes foram reconhecidos.

A entrega dos troféus ocorreu no dia 30 de outubro, em cerimônia realizada no espaço Boulevard JK, em São Paulo, com a presença dos representantes das empresas premiadas, executivos e profissionais ligados ao setor. Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística, destacou a qualidade dos projetos inscritos. “Os desafios que temos na cadeia logística são complexos e exigem criatividade e conhecimento de mercado. Pelo alto nível dos projetos apresentados, verificamos que a logística brasileira é capaz de criar soluções inovadoras para ela e seus clientes, com um DNA bem nacional. Isso mostra que, no que se refere à logística e supply chain, estamos dando respostas à altura dos desafios do futuro”, elogiou.

Dividido em categorias, o prêmio teve cinco finalistas em cada uma, dos quais os dois primeiros colocados foram reconhecidos como campeão e vice-campeão. Os demais que chegaram à fase final receberam menção honrosa. O homenageado do ano foi Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog).

Vencedores e categorias

  • COSTA BRASIL – MELHORIA OPERACIONAL

A operadora de logística portuária venceu com um projeto de carregamento automatizado de contêineres, eliminando a necessidade de operadores dentro do recipiente. A solução não só automatizou o processo, mas também reduziu pela metade a quantidade de movimentações de carga e proporcionou ganhos econômicos para a Costa Brasil e seu cliente.

  • GRUPO SADA – ESG

A operadora logística e transportadora conquistou o prêmio com o projeto de voluntariado corporativo, que promove atividades sociais com colaboradores e terceiros envolvidos em diversas comunidades. Dentre as ações do programa está a participação em atividades promovidas por organizações sociais de todo o Brasil.

  • MOVE3 – TECNOLOGIA

O operador logístico desenvolveu um sistema automatizado para aumentar a capacidade operacional do grupo, que aumentou a eficiência e assertividade da separação de cargas para um grande volume de destinos de entrega.

  • SUZANO – INOVAÇÃO

O projeto foi aplicado em quatro unidades fabris da Suzano para reforçar a segurança dos colaboradores nas operações logísticas. Para evitar colisões com empilhadeiras em movimento ou a aproximação de áreas de risco, os colaboradores usam uma pulseira que emite alerta vibratório quando se aproximam do raio mínimo de segurança pré-estabelecido. As empilhadeiras também foram equipadas com sensores luminosos e sonoros para alertar os operadores sobre a aproximação de pessoas.

  • CUBBO – STARTUP

O projeto vencedor é a plataforma integrada que possibilita a empresas de e-commerce de todos os portes coordenar o processo logístico, do armazenamento à entrega, para que os pedidos sejam enviados no mesmo dia, desde que recebidos até o meio da tarde.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *