Empresa é pioneira no Brasil no uso de veículo 100% elétrico no transporte de bobinas de aço
Redação TranspoData
Foto André Kopsch
Com o objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) nas operações logísticas e contribuir para a sua meta global de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar com o primeiro caminhão 100% elétrico em suas atividades. Torna-se, assim, pioneira no Brasil no uso deste modelo de veículo no transporte de bobinas de aço.
O primeiro caminhão elétrico da Volvo a rodar em Santa Catarina tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem e faz parte da frota da transportadora WOEU. Até o final do ano, está programada a entrada de mais quatro unidades na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com demais transportadores. Juntos, irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE de emissão anuais. Estão previstas rotas regionais de até 200 quilômetros, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul.
Os testes tiveram início em janeiro deste ano. No percurso de 488 quilômetros, incluindo trechos de serra e três rotas de entrega, foi constatado que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação. Ainda produziu custos de manutenção inferiores aos caminhões convencionais a combustão a diesel e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias.
Segundo Eduardo Crescente Raya, diretor de planejamento e logística do segmento de aços planos, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas com as transportadoras parceiras para a empresa avançar neste novo modelo operacional. “O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo. Além de agregar valor ao negócio, mostrando aos clientes o compromisso com a descarbonização, é um grande passo para consolidarmos a estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, avalia.
A iniciativa de utilizar caminhões elétricos e mudar a matriz energética nas operações logísticas surgiu no final de 2023. A ArcelorMittal desponta como referência por boas práticas sustentáveis na área logística, inclusive com certificação do Programa de Logística Verde Brasil por ter a sustentabilidade como um valor em suas operações, devido a aplicação de otimização dos caminhões nas rotas, uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, container e ferrovia para atender alguns destinos.
Meta global de ser carbono neutro
O Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta global de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% as emissões específicas até 2030. Além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, como a linha XCarb©, foi estabelecido um roadmap que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do grupo. No Brasil, o Plano Diretor de CO2 definiu estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais.