Estruturas antigas foram demolidas para construção do primeiro terminal portuário 100% eletrificado da América Latina
Redação TranspoData
Foto Divulgação
A APM Terminals Suape concluiu a demolição realizada no terreno onde será implantado o terminal portuário, localizado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Pernambuco. Iniciada em fevereiro deste ano, a etapa foi a maior obra de demolição do estado e exigiu um trabalho intenso e meticuloso para remover as diversas edificações e infraestruturas. O futuro terminal terá 100% de equipamentos elétricos e tecnologia de ponta, incluindo alguns deles com operação por controle remoto, gates de acesso com sistema de agendamento e scanner, além de um armazém e operações com padrão de excelência internacional.
Com início em 26 de janeiro de 2024 e duração de 222 dias, a obra foi um marco significativo para o projeto. Além da utilização de maquinário pesado e mão de obra especializada, as equipes envolvidas destacam a complexidade da segregação e o encaminhamento de tipologias distintas de resíduos. Após a reutilização e a destinação ambientalmente correta de 20 mil toneladas de resíduos, materiais e sobras, foi possível limpar o terreno, onde será construído o pátio de contêineres.
Com o fim da fase de demolição, o projeto dá início a fase de construção e, nas próximas semanas, as empresas vencedoras do contrato de construção do cais e demais infraestruturas devem ser definidas. A implantação da APM Terminals Suape representa ampliação da capacidade portuária no estado e impactará positivamente o varejo e a indústria no Nordeste. Também deve favorecer o aumento do trânsito de navios e de novos serviços que conectarão Pernambuco a diversos portos do mundo e beneficiará usuários com uma logística mais eficiente.
Desenvolvido a partir de iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária, a APM Terminals Suape é um projeto que fomentará de forma positiva diversas frentes. “Ajudará a estimular o desenvolvimento socioeconômico da região, gerando mais de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos, na fase de construção”, estima Herllon Rossato Rossdeutscher, líder da área de Integração de negócios da APM Terminals Suape. A expectativa é que o projeto seja finalizado no segundo semestre de 2026.