Com linha de montagem no País, rede de concessionárias em expansão e novos produtos, Brasil é prioridade nos planos da fabricante chinesa
Mauro Cassane
Foton, Divulgação
A Foton é uma empresa jovem. Fundada em 28 de agosto de 1996, a empresa celebrou no final do mês passado 29 anos de história. E já é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. Os números demonstram isso: desde o começo de sua trajetória, já comercializou mais de 12 milhões de veículos globalmente e se tornou a maior exportadora de veículos comerciais da China.
Hoje, a Foton tem presença em mais de 130 países, incluindo 20 nações nas Américas. Conta com 45 fábricas instaladas em 15 países e emprega mais de 30 mil pessoas. Seu portfólio inclui caminhões semileves, leves, médios, semipesados, pesados e extrapesados, além de ônibus, vans, picapes e uma ampla variedade de veículos híbridos e elétricos, refletindo o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável.
A trajetória da companhia passa por marcos importantes. Em 1998, apenas dois anos após sua criação, já se destacava como uma das principais fabricantes de caminhões da China.
Em 2004, com menos de 10 anos de existência, alcançou 1 milhão de veículos produzidos e diversificou sua oferta de produtos, incluindo ônibus e vans no portfólio. Parcerias estratégicas reforçaram seu crescimento: em 2007, começou a desenvolver com a Cummins eficientes motores a diesel. Em 2012, firmou parceria com a Daimler para produzir novos modelos do caminhão pesado Auman, combinando expertise e tecnologia para criar produtos premium de alta performance. Em 2017, com a ZF, começou a desenvolver sistemas de transmissão de última geração. Ao mesmo tempo, avançou em eletrificação, tornando-se pioneira na produção de caminhões e ônibus elétricos e híbridos.
Em 2021, a Foton alcançou a marca de 10 milhões de veículos vendidos e, em 2025, superou as 12 milhões de unidades produzidas e comercializadas.
O objetivo da Foton é alcançar a neutralidade de carbono em suas principais unidades até 2035 e em toda a cadeia de valor até 2050. Um dos projetos atuais mais importantes da empresa se chama Green3030: até 2030, a meta da empresa é vender anualmente 3 milhões de veículos fora da China, com 30% desse volume composto por veículos elétricos.
“Na Foton, a prioridade é o desenvolvimento contínuo de tecnologias sustentáveis para todos os tipos de veículos comerciais”, afirma Fu Jun, Vice-Presidente de Operações Globais da companhia. “Estamos investindo fortemente em soluções de eletrificação, baterias de nova geração e sistemas de energia limpa, além de veículos movidos a hidrogênio. Esses investimentos refletem não apenas nossa visão de futuro, mas também o compromisso de oferecer produtos que atendam às demandas ambientais e econômicas de cada mercado onde atuamos.”
No Brasil a Foton está presente desde 2011 com produtos que chegaram aqui por meio de importação independente. Hoje, a empresa é gerida sob administração direta da matriz chinesa. O leque de produtos Foton no Brasil é composto pelos caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas), o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas) e o semipesado Auman D 1722 (PBT de 16 toneladas), além dos veículos urbanos de carga Aumark S 315 (PBT de 3,5 toneladas) e as picapes Tunland.
Em abril de 2025, a Foton inaugurou uma linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul (RS). Foi nesta planta que a empresa produziu seu veículo número 12 milhões, reforçando a importância do Brasil nas operações da marca.
A expansão comercial da empresa está acelerada no País, com uma rede que já ultrapassa 50 concessionárias e com o objetivo de chegar a pelo menos 80 revendas confirmadas até o final de 2025, todas padronizadas segundo critérios globais da companhia. Para garantir peça para seus produtos já vendidos, a Foton mantém em Itajaí (SC) um centro de distribuição que disponibiliza mais de sete mil itens para o mercado de reposição.
Entre janeiro e julho deste ano, a Foton emplacou 778 veículos no Brasil, superando, em sete meses, os 669 caminhões registrados ao longo de todo o ano de 2024.
O salto nas vendas reflete o avanço constante da Foton no mercado brasileiro desde que passou a ser administrada diretamente pela matriz chinesa, em 2023. Entre janeiro e julho daquele ano, a empresa emplacou 127 caminhões no Brasil. Em comparação com os 778 veículos emplacados nos sete primeiros meses de 2025, o crescimento registrado é de 512%.
Segundo Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil, o País está no centro dos planos futuros da marca. “O Brasil é estratégico para nossa expansão global. Estamos avançando em novos lançamentos, ampliando a rede e estudando investimentos na produção local para garantir atendimento ágil e eficiente. Este é apenas o início de uma jornada de crescimento sólido e sustentável no mercado brasileiro”, afirma o executivo.
A Foton tem o objetivo de atingir 150 mil unidades vendidas por ano na América Latina e Caribe até 2030. Para isso, planeja desenvolver fábricas no Brasil, Argentina e México que estejam integradas logisticamente e que produzam veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos projetados especificamente para os mercados locais.
Para abastecer a região, a Foton contará com três centros de distribuição dedicados na China que enviarão, através de uma rota pelo oceano Pacífico, componentes para centros de distribuição regionais (CDRs) localizados no Chile e Panamá. Esses CDRs, por sua vez, enviarão componentes para 32 centros de distribuição nacionais (CDNs) localizados em países da América Latina e Caribe.