Caminhão apresenta uma série de tecnologias inovadoras para o mercado

A startup brasileira FNM firmou parceria com a Ambev para o fornecimento de 1 mil veículos elétricos, incluindo caminhões e vans. As unidades serão montadas, em Caxias do Sul, RS, em uma das fábricas da Agrale, parceira da startup. A compra está alinhada com os planos da fabricante de bebidas de ter metade de sua frota rodando com energia limpa até 2023. O valor do investimento não foi revelado. Em nota, a Ambev informou que o projeto é “viável economicamente devido ao menor custo de energia e manutenção”.

Os veículos serão usados por transportadoras que prestam serviços de distribuição para a cervejaria. O veículo piloto fará rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia. Eles somam-se aos outros 1.600 elétricos em produção pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, RJ. Destes, 100 devem começam a rodar já este ano.

Os caminhões FNM são dotados de sistema anti-colisão com inteligência artificial e câmeras integradas. O reabastecimento será feito em pontos de recarga em centros de distribuição da Ambev, que usam energia solar. Os veículos terão motores da europeia Danfoss, baterias da norte-americana Octillion e baús Randon. A Danfoss Editron e a Octillion estudam instalar fábricas no Brasil. A startup de soluções de logística FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades), conhecida como FêNêMê, participou de um programa de aceleração da Ambev, em 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here