Unidade é referência em fabricação ferroviária no mercado latino-americano e global de excelência na produção de carros em aço inoxidável
Redação TranspoData
Foto Alstom, Divulgação
A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, celebra o marco histórico de 10 anos de operação de sua fábrica em Taubaté, interior de São Paulo. O momento reflete o compromisso contínuo da empresa com a inovação, a excelência operacional e o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil e no mundo, consolidando seu protagonismo ao longo de quase sete décadas de atuação no país.
Suely Sola, diretora geral da Alstom Brasil, destaca que a celebração reafirma o compromisso da empresa com a entrega de soluções de mobilidade que conectam pessoas e transformam cidades. “Essa conquista reflete a nossa capacidade de inovação e excelência operacional e o trabalho dedicado de um time comprometido em atender às demandas locais e globais com qualidade e sustentabilidade”, afirma.
Inaugurada em 2015, a fábrica é centro de excelência na produção de carros de trem em aço inoxidável. A unidade foi responsável pela produção de 27 carros Citadis para o VLT do Rio de Janeiro, que foram fabricados em tempo recorde para as Olimpíadas no Brasil, em 2016. O projeto foi o segundo no mundo a ter um sistema 100% livre de catenária. Após a conclusão do contrato do VLT, a fábrica também produziu os carros NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile.
Em 2022, após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais, a Alstom investiu R$ 100 milhões para ampliar o site, como parte da estratégia de crescimento. Desde então, mais de 170 trens (mais de 940 carros) foram ou estão sendo produzidos pela Alstom em Taubaté para esses projetos em São Paulo, Santiago, Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia). Nos últimos anos, a fábrica tem sido responsável pela produção de trens para diversos sistemas de transporte.
Além do investimento na unidade industrial para atender aos atuais projetos, a empresa fez uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Taubaté para que 500 profissionais fossem capacitados para atuar diretamente na produção dos novos trens. Atualmente, a fábrica gera mais de 600 empregos diretos e cerca de 400 indiretos.