Aeroporto de Porto Alegre – Estrutura ficou fechada por mais de cinco meses em função dos danos causados pelas enchentes
Roberto Hunoff
Fotos Guilherme Mion, Azul, Divulgação
Depois de 170 dias sem receber voos comerciais por conta das fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a ter operações nesta segunda-feira (21/10). O primeiro voo partiu de Viracopos às 6h30 e pousou em solo gaúcho às 8h04. Para marcar o momento, o Airbus A320, da Azul, teve pintura especial com as cores do Rio Grande do Sul e numeração para homenagear a data de aniversário da capital Porto Alegre, 26 de março.
Os quatro estacionamentos de veículos do aeroporto estão em funcionamento, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo. Mais de 70% das operações comerciais do aeroporto estão abertas. Na sexta-feira, com a presença de autoridades, ocorreu a solenidade oficial de reabertura do sítio aeroportuário.
Na primeira fase da reabertura, o aeroporto terá capacidade para receber 128 voos diários, provenientes de rotas nacionais, que serão realizados entre 8h e 22h, com a previsão de movimentar 9 mil passageiros. O número corresponde ao dobro do total operado diariamente na Base Aérea de Canoas, terminal militar aberto de forma emergencial e que garantiu a chegada e saída de pessoas durante o período de fechamento do maior e mais movimentado complexo aeroportuário do estado.
A retomada dos voos se dará de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança. A operação parcial ocorrerá com a pista reduzida, de 1.730 metros. Nesta segunda ocorreram 71 voos, entre pousos e decolagens. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba e ao interior do Rio Grande do Sul, como Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. A expectativa é que o terminal passe a operar mais de 122 voos diários, transportando cerca de 16 mil viajantes, a partir de novembro.
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a expectativa é que a retomada integral das operações ocorra até 16 de dezembro. A partir desta data também ocorrerão os voos internacionais. A rota para a Cidade do Panamá (Copa Airlines) retornará em dezembro e para Buenos Aires (Aerolineas Argentinas), Lima (Latam) e Santiago (Latam), em janeiro de 2025.
Fechado no dia 3 de maio, o aeroporto Salgado Filho permaneceu por várias semanas com cerca de 75% da pista de pousos e decolagens submersos. Para retornar as operações aéreas cumprindo todos os critérios internacionais de segurança, foi montado um plano de recuperação da infraestrutura. No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros dos voos realizados na Base Aérea de Canoas, liberada para receber viagens comerciais.
Em 23 de agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil aprovou, em caráter cautelar, a medida mitigatória que viabilizou a reconstrução do Aeroporto Salgado Filho. A decisão previu uma recomposição no valor de R$ 426 milhões para financiar a reconstrução do complexo. O valor poderá ser aumentado ou reduzido de acordo com a verificação dos direitos e das obrigações da concessionária e mediante a confirmação das obras realizadas e dos recursos desembolsados.