Infraero investiu em torno de R$ 20 milhões nas melhorias do equipamento aeroportuário
Redação TranspoData
Foto Anicole Schons, Festuris, Divulgação
Na manhã da segunda-feira (2), a Infraero reuniu autoridades, imprensa e o trade turístico da Região das Hortênsias para entregar as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Canela e anunciar novos investimentos com o objetivo de capacitar o equipamento para receber voos internacionais de forma temporária. A estatal assumiu a administração do aeroporto em agosto e logo anunciou um plano de obras.
Neste período, a pista de pousos e decolagens foi ampliada em 12 metros na largura e 80 metros no comprimento, ficando com dimensões totais de 30m x 1.340m. Toda a extensão da pista recebeu novo recapeamento e nova sinalização horizontal (pintura). A pista de taxiamento e o pátio das aeronaves também receberam reformas.
O aeroporto é agora equipado com um sistema indicador de percurso de aproximação de precisão (Papi), que auxilia os pilotos na navegação aérea. Com essas melhorias, o aeroporto agora está apto a receber aeronaves ATR-72 com capacidade para 72 passageiros. Ao todo foram investidos cerca de R$ 20 milhões.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, celebrou a entrega das obras desta primeira etapa e anunciou que haverá nova ampliação na extensão da pista. Em uma das cabeceiras, a vegetação será suprimida para a pavimentação de mais 110 metros de pista, aumentando o comprimento para 1.450 metros. “O compromisso, a partir de janeiro, é a implantação do balizamento noturno. Então, vamos ter um aeroporto que vai funcionar 24 horas por dia. Isso será uma complementação ao Papi, que está instalado e deve ser homologado em breve. Pretendemos também trazer uma estação de rádio e outra meteorológica para termos a segurança necessária para trabalharmos com o visual, mas também por instrumentos”, destacou.
Antecipou tratativas em andamento com as equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Polícia Federal e da Receita Federal para internacionalizar, mesmo que de forma temporária, o aeroporto de Canela. “Trata-se de montar um dispositivo para quando houver voos internacionais. Vamos deixar a infraestrutura pronta para receber pelo menos voos daqui da América do Sul”, prometeu.
O diretor comercial da Infraero, Tiago Faierstein, revelou a existência de conversas avançadas com companhias aéreas, players de locação de veículos e outros serviços para operações no aeroporto. Ao final da cerimônia, representantes da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias – entregaram um projeto para construção de um terminal de passageiros no local.