Neste período, Mercedes-Benz produziu 89.515 unidades do modelo, dentre leves e médios

Roberto Hunoff

Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

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A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco histórico de 20 anos dos caminhões Accelo. Desde a chegada ao mercado, em 2003, foram emplacados 89.515 caminhões dessa família de leves e médios – volume acumulado até junho deste ano. Isso significa média de 4.475 unidades por ano. Foram 85.461 caminhões leves e 4.054 da categoria de médios.

Do volume total, 33.387 caminhões são do leve Accelo 815, que começou a ser comercializado em 2012. É o modelo mais vendido da família até hoje, sendo sucessor do consagrado “Mercedinho”, um dos caminhões mais admirados por frotistas e autônomos.

O segundo modelo mais vendido neste mesmo período é o leve Accelo 1016, também desde 2012, com 32.932 unidades emplacadas. Além disso, 4.031 unidades são do modelo médio Accelo 1316 6×2, que começou a ser comercializado em 2015. A família Accelo também teve, em sua trajetória, modelos leves como 715 e 915, sucedidos pelos atuais 817 e 1017. Já o médio 1316 6×2 é o antecessor do atual Accelo 1317 6×2.

À frente do seu tempo

 O Accelo inovou no mercado com o conceito de cabina home office, com interior parecido ao de um automóvel. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus. “Outro destaque do Accelo está no fato de ter sido a primeira linha de caminhões leves a comercializar o câmbio automatizado”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus.

As categorias de caminhões leves e médios são muito competitivas, com um universo bastante diversificado de clientes, desde aqueles que focam mais o preço do veículo, como aqueles que fazem gestão de frota, olhando para o preço e também custos operacionais, investindo em tecnologias que trazem mais economia, conforto e segurança. “A linha tem produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos, como o Accelo top de linha com câmbio automatizado, cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque auxiliar de 150 litros, ar condicionado, vidro e espelhos com acionamentos elétricos e vários outros itens”, acrescenta.

Forte presença no segmento de guincho

Dentre suas diversas possibilidades de aplicação, o Accelo se destaca como guincho de autossocorro. Flávio Cristiano das Dores, mecânico de formação e proprietário da Comercial Flavinho e de outras empresas, atua desde 1999 com serviço de guincho e, mais recentemente, com locação desses veículos para terceiros. Com base em São José dos Campos (SP), atende parte da região, Litoral Norte e Campos do Jordão, contando com frota superior a 100 veículos.

A empresa possui 25 caminhões Accelo na frota, sendo 15 unidades Euro 5 adquiridas no ano passado. Em 2023, negociou com a De Nigris São José dos Campos a compra de mais 31 unidades Euro 6: são 15 unidades do modelo 817, outras 15 do 1017 e um 1317 6×2. Também adquiriu um caminhão médio Atego 1419 e um extrapesado Arocs 3351 6×4, ambos Euro 6, para serviços de guincho. Estes caminhões começaram a ser entregues no mês de junho. “Um Accelo 1316 da nossa frota, de 2015, chegou a 400 mil quilômetros com baixa manutenção e ainda não pretendemos trocar por outro”, relata o empresário.

Também destaca a economia oferecida por esses caminhões. “O Accelo sempre teve o melhor consumo da categoria, com diferença de 10% a 15% a menos que outros modelos do mercado. Estamos na expectativa por mais economia com os caminhões Euro 6, que começam a rodar agora”, afirma.

Mais potente

A atual linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), chegou ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 (8.300 kg de PBT) e Accelo 1017 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1317 6×2 (13.000 kg de PBT). Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Ainda são indicados para viagens intermunicipais, curtas distâncias rodoviárias e transporte em áreas rurais e também atendem às legislações de restrição de circulação, como o VUC (veículo urbano de carga). “O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. O torque de 610Nm se estende aos três novos modelos Euro 6”, assinala Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz.

O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem. O mesmo se aplica ao novo câmbio M-B G70 de seis marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. A embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.

A linha 2023 trouxe novidades externas na cabina, a começar pelo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e luz diurna de rodagem de LED. Internamente, destaca-se a nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais cinco graus para cima e menos oito graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo Euro 5. Também ganhou novo revestimento do teto, tacógrafo no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no teto, quanto no painel.

O painel também conta com novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. A nova eletrônica envolve sistemas mais confiáveis, com destaque para o módulo de interface XMC, que agiliza a implementação do veículo e está apto para mais recursos.

O pacote de segurança passou a contar com controle eletrônico de estabilidade, luzes de frenagem de emergência e auxílio de partida em rampa na versão com câmbio automatizado. Os caminhões também vêm equipados com sistema antitravamento de rodas, controle de tração, distribuição eletrônica de frenagem e top brake, exclusivo freio-motor auxiliar da Mercedes-Benz.

 

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