Picape da marca francesa faz bonito na estrada e na terra, é boa de curva mas tem um pecado: falta espaço no console para posicionar o celular
Por Mauro Cassane
A Renault provou que também sabe fazer picapes. A montadora oferece três versões, produzidas em São José dos Pinhais, PR: a básica, modelo Pro, com valor inicial de 116 mil reais; a versão intermediária, batizada “Intense”, por 120 mil reais e versão topo de linha, “Outsider”, completa, com preço a partir de 147 mil reais.
Avaliamos o modelo “Outsider”. Rodamos total de 400 km pegando 200 quilômetros por estrada muito bem pavimentada, 150 quilômetros em áreas urbanas e perto de 50 quilômetros por estrada de terra com piso de boa qualidade. O desempenho foi 100% aprovado pois o carro provou ter motor digno para trabalhos mais duros, conforto, ótima dirigibilidade e confiável estabilidade (especialmente em curvas de terra).
O modelo topo de linha vem equipado com motor turbo TCe 1.3 flex que entrega 170 cv de potência com torque de 27,5 kgfm (significa que ela tem força equilibrada para tracionar muito bem o limite máximo para o qual foi configurada: 680 kg). Andamos com metade deste peso, 300 kg, e o veículo se comportou adequadamente, inclusive em subidas e rampas mais íngremes, sem demonstrar esforço do trem-de-força (motor mais transmissão).
Com essa carga, e duas pessoas, considerando peso total de carga de 460 kg, apuramos consumo de 15,1 km/l na estrada e 14.4 km/l em trechos urbanos. Não houve como medir consumo no trecho de terra mas, na média, considerando todos os trajetos, chegamos a 14,6 km/l. Andamos com etanol mas fizemos as complementações do tanque com gasolina comum.
A tocada da Oroch é muito boa. É um carro ágil e bom de curva. Certamente o lastro da caçamba (sacos de areia) ajudou. Na terra, é silenciosa. A suspensão Multilink trabalha com boa absorção de impactos vencendo obstáculos (imperfeições na pista) sem grandes solavancos ou ruídos. Vale destaque para a transmissão automática CVT X-Tronic de oito velocidades com trocas precisas, ágeis e macias.
Equipada com sistema anticapotamento e controle eletrônico de estabilidade (ESP), é possível sentir o carro na mão o tempo todo, mesmo quando se encara serras com curvas mais acentuadas ou, ainda, andando a 50 km/h em estradas de terra com muitas curvas. Embora comum em quase todos veículo de padrão médio, é sempre bom sentir que funciona o assistente de partida em rampa.
Interior com bom padrão de conforto
Na parte interna a Renault Oroch faz jus aos demais modelos da marca francesa. É confortável, tem boa ergonomia mas parcimonioso nos espaços. A central multimídia flutuante de 8” com espelhamento de celular sem fio funciona bem mas peca no quesito básico: onde posicionar o celular. Se for usar GPS de apps, vai ter problema. Não tem onde acomodar o celular de maneira minimamente confortável e segura. O console pequeno não permite que o celular fique ajustado e firme. Esse é um ponto simples que deveria ser corrigido.
O volante multifuncional permite boa navegabilidade sem tirar atenção do motorista e há, ainda, sensor de chuva e crepuscular. Por fim, a picape Oroch Outsider é um comercial leve com bom custo/benefício que harmoniza bem as funções trabalho e lazer com uma mecânica bem ajustada que entrega desempenho com economia de combustível.