Com operação na Região Amazônica, o Super Terminais se destaca por práticas ESG e alinhadas às ODSs da ONU
Redação Transpodata
Foto Super Terminais, Divulgação
Localizado no centro global de discussões sobre meio ambiente, a Região Amazônica, o Super Terminais, um dos terminais portuários da Zona Franca de Manaus, desenvolve iniciativas em suas operações e junto à comunidade manauara com pegada em sustentabilidade ambiental. O terminal portuário é o primeiro do Brasil a ser considerado um Greenport, ou seja, um porto verde com práticas de sustentabilidade reconhecidas.
A certificação, emitida pela AQUA (Alta Qualidade Ambiental), foi entregue em abril deste ano. Para conquistar o reconhecimento, o Super Terminais passou por auditoria rigorosa em que mostrou o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) e os princípios de ESG (environmental, social and Governance/ambiental, social e governança). Das 15 categorias usadas para a certificação da AQUA Portos, o Super Terminais obteve nível considerado como “melhores práticas” em oito.
Um dos pontos avaliados foi a qualidade da água no local em que o terminal exerce sua operação, o Rio Negro. De acordo com a AQUA, uma certificadora ligada à Fundação Vanzolini, o Super Terminais comprovou por meio de estudos de qualidade da água, que sua operação não afeta a fauna e a flora aquática da região. O terminal possui uma estação de tratamento de efluentes orgânicos que despeja no rio água limpa, 100% tratada.
Redução na emissão de CO²
Desde 2021, o Super Terminais realiza investimentos para a ampliação de sua operação e compra de equipamentos de alta tecnologia, únicos no Brasil e no mundo. É o caso dos três guindastes elétricos, únicos do mundo, importados da Alemanha, e em instalação no terminal portuário.
Outro equipamento de alta tecnologia já em operação é o terminal tractor 100% elétrico, o primeiro a operar no Brasil. O veículo, utilizado para movimentação interna de contêineres, permite a economia de 2.112 litros de óleo diesel por ano. “Investimos R$ 260 milhões no Super Terminais nos últimos dois anos para a compra desses equipamentos e ampliação do nosso píer. Além de mais sustentáveis, têm a capacidade de aumentar a produtividade”, afirma Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Junto à comunidade, o Super Terminais atua para promover ações relacionadas à educação ambiental. Em maio deste ano, apoiou a realização da 71ª Remada Ambiental, um projeto socioambiental de Manaus, que visa à limpeza de rios e igarapés a partir do trabalho de voluntários.
Ao todo, nove colaboradores do Super Terminais se juntaram a outros 71 voluntários do projeto e recolheram 556 quilos de resíduos sólidos urbanos. Também conversaram com a população local sobre a importância do descarte correto dos objetos. Também são realizados projetos junto a crianças, recebendo-as no Super Terminais e indo à escola para falar sobre a operação e a preservação do meio ambiente.
Com mais de 25 anos no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é considerado o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A média operacional está em 40 movimentos por hora, com três turnos, e 280 tomadas para contêineres frigorificados.