Bacias hidrográficas Amazônica e Tocantins respondem por 76% do volume transportado

Redação Transpodata

Foto AMPORT, Divulgação

Mais de 38 milhões de toneladas foram transportadas pela malha aquaviária do Brasil em 2022, apontam os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O relatório detalha o aumento de 5,4% em comparação com 2021 e destaca as bacias hidrográficas Amazônica e Tocantins como responsáveis por 76% do transporte interior no país, representando crescimento de 14,5% e 13%, respectivamente.

O crescimento do modal hidroviário vai ao encontro de práticas sustentáveis, pois se mostra ecologicamente mais viável que o transporte 100% rodoviário. Estudos indicam que o transporte hidroviário apresenta eficiência energética 29 vezes superior ao rodoviário e consome 19 vezes menos combustível. Além disso, emite seis vezes menos gás carbônico que o modal rodoviário.

No documento público, o diretor geral da Antaq, Eduardo Nery Machado Filho, salienta o transporte de cargas realizado por meio da infraestrutura aquaviária brasileira como essencial para o escoamento das commodities produzidas no país e ressalta os impactos positivos do modal para a economia do país. Ainda observa os caminhos trilhados pela entidade na busca pela modernização portuária, iniciativa vista com bons olhos pelas lideranças do setor.

A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), que representa os interesses de 12 importantes players do segmento, celebra os indicadores e reafirma a importância de ações para potencializar ganhos de eficiência, sustentabilidade, redução de custos e dos gargalos operacionais. À frente da instituição, o presidente Flávio Acatauassú ressaltou os números apresentados no Painel Aquaviário 2022, com os dados das instalações portuárias, que apontam a Região Norte como responsável por transportar mais de 138 milhões de toneladas no ano passado, uma variação positiva de 12% em comparação com 2021.

Segundo o levantamento, os terminais de uso privado movimentaram mais de 100 milhões de toneladas e os portos organizados mais de 38,3 milhões de toneladas. “Deste montante, associadas da Amport transportaram cerca 52 milhões de toneladas. São números que consolidam o papel da malha viária da Região Norte como fundamental para o escoamento da produção nacional e relevante para a movimentação da economia”, enfatizou.

 

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