Operação oferece transporte direto de Manaus ao Porto de Santos, sem escalas intermediárias

Roberto Hunoff

Foto Log-In, Divulgação

Empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e Mercosul, a Log-In Logística Intermodal anunciou o lançamento do novo Serviço Expresso Amazonas, com o objetivo de atender às demandas logísticas da região Nordeste e Norte, sobretudo, do Polo Industrial de Manaus. Com uma rota direta entre Manaus (AM) e o Porto de Santos (SP), sem escalas, a companhia estima reduzir para nove dias o tempo de viagem das cargas transportadas entre esses locais.

O novo serviço entrará em operação ainda no segundo trimestre e contará, a princípio, com dois navios adicionais à frota da Log-In, afretados para emprego na cabotagem, com base nas alterações regulatórias já implementadas pela BR do Mar, na lei 9.432. Inicialmente, o serviço irá operar com saídas quinzenais e embarques regulares, garantindo mais flexibilidade nas datas das escalas e maior capacidade ofertada para o transporte de cargas de e para Manaus, entre outras regiões do país, que correspondem a inúmeros tipos de produtos, como alimentos, bebidas, eletrônicos e linhas brancas, entre outros.

Na saída de Manaus, a rota conta com uma navegação expressa até Santos, sem escalas intermediárias. No caminho inverso, após sair do litoral paulista, a embarcação possui escalas nos portos de Navegantes (SC), Salvador (BA), Suape (PE) e Pecém (CE), retornando para Manaus, completando um ciclo de 28 dias, com um navio descendo e outro subindo, conectando o Brasil de Norte a Sul.

De acordo com o diretor comercial, Felipe Gurgel, o objetivo do novo serviço é atender as necessidades logísticas dos clientes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, mas principalmente do Norte do país, que estão relacionadas ao tempo de transporte das cargas oriundas da Zona Franca de Manaus. “Queremos oferecer maior rapidez para o escoamento da produção para as regiões Sudeste e Sul, com menor custo logístico e ampliação da capacidade para o transporte de carga nos trechos de Santos para Manaus e vice-versa”, ressalta.

O novo serviço amplia os benefícios gerados a partir da cabotagem, associados, sobretudo, à segurança e às práticas ESG (Environmental, Social and Governance). “São vários os benefícios da cabotagem. Entre eles, a regularidade, a redução de custos logísticos, o menor índice de avarias e maior segurança contra roubos e furtos. Outro fator é o benefício ambiental pela adoção do modelo marítimo, um dos modais mais sustentáveis atualmente, tendo em vista a utilização, de modo natural, das vias navegáveis do país e a redução da emissão de CO² na atmosfera”, comenta.
Desafios logísticos da Região Norte

Dentro de um contexto geográfico, Manaus apresenta alguns desafios para o desenvolvimento logístico da região. Localizada no meio da Floresta Amazônica, próximo ao Rio Amazonas, a cidade conta com acesso terrestre restrito a outras regiões, o que dificulta o transporte de cargas.

Neste contexto, a cabotagem tem se apresentado como opção de transporte bastante competitiva para o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus. Segundo Felipe Gurgel, com a ampliação da cabotagem e a oferta do novo serviço, a Log-In consegue alinhar uma solução para as necessidades logísticas dos clientes da Região de Manaus a um transporte que oferece vantagens em diferentes pontos.

O início do novo serviço também está vinculado ao atual plano de expansão de negócios da Log-In, que adquiriu a empresa de transporte rodoviário Tecmar Transportes e, a partir disso, integrou o Grupo Olivo Pinto ao conglomerado Log-In. Localizada em Manaus, a Oliva Pinto destaca-se por atuar exclusivamente no transporte terrestre, com expertise em cargas de lotação e fracionada. “É uma empresa estruturada no transporte de contêiner na região Norte, apresentando, ainda, o know-how da Tecmar Transportes nas demais localidades do país. Estamos criando um espaço muito importante para o desenvolvimento de novos negócios, unindo os diferenciais de cada uma das três marcas”, pontua Gurgel.

O executivo salienta que a conversão de cargas para o modal marítimo continua sendo um dos objetivos da Log-In. “A conversão do rodoviário segue como uma das prioridades, tendo em vista os diversos benefícios oferecidos pela cabotagem. Mais do que isso, um transporte de cargas inteligente e aderente à necessidade dos clientes é o nosso principal foco”, reforça.

A Log-In Logística Intermodal possui frota própria de sete navios porta-contêineres, com capacidade total de 18.050 TEUs, e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. Recentemente, anunciou a aquisição de dois novos navios que estão em construção em um estaleiro chinês. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP), com operações dedicadas.

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