Caminhão elétrico será usado no transporte de gás liquefeito de petróleo a granel
Roberto Hunoff
Crédito: VWCO, Divulgação
A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, líder mundial na distribuição de GLP, colocará nas ruas seu primeiro caminhão elétrico, um modelo VW e-Delivery, para transportar gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel. O projeto inédito no mundo é uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Grupo EGSA e a Locadora Juntu.
Segundo Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras, esse movimento reforça a estratégia da companhia no âmbito da transição energética. “Estamos em busca permanente de novas soluções e tecnologias que agreguem benefícios à sociedade, ao meio ambiente e à empresa. Por isso, é gratificante apresentarmos para o mercado um novo conceito de transporte sustentável de GLP”, assinala.
Com uma autonomia de até 250km, inicialmente o veículo circulará no Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o maior parque engarrafador da Supergasbras, localizado em Duque de Caxias. “Faz parte dos planos da companhia expandir a frota elétrica, mas, por se tratar de um projeto-piloto, vamos testar com esse veículo para depois prosseguirmos com outros e ampliarmos as rotas”, pondera Cardoso.
Visando à sustentabilidade e com foco no pioneirismo, as empresas se uniram para desenvolver o projeto do primeiro caminhão elétrico do mundo a transportar GLP a granel, com capacidade de 9m³ de volume de tanque e instalação de uma bomba de transferência de GLP com acionamento elétrico.
O modelo escolhido para projeto e construção do caminhão foi um VW e-Delivery com PBT de 14 toneladas e 100% elétrico. “Essa operação evidencia toda a capacidade de inovação da engenharia brasileira, com profissionais atuando em parceria com os clientes para prover novas soluções de transporte cada vez mais eficientes”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Segundo Adolfo Luis Vicentim, diretor da Juntu Rental, a empresa avançou com o processo e especificações para novas soluções de modais energéticos de seus caminhões para transportes de cargas críticas fracionadas, visando oferecer equipamentos de qualidade, como soluções sustentáveis e confiáveis para o segmento de cargas de produtos perigosos. “Com a busca de novas soluções tecnológicas e sustentáveis, apresentamos ao mercado a locação do primeiro caminhão de GLP a granel 100% elétrico, contribuindo na redução de emissão de CO² e inovando para novas matrizes energéticas no modal logístico do país”, completa.
O tanque foi construído na planta da EGSA em Paulínia (SP) e atende às normas ASME e RTQ6C, necessárias para transporte rodoviário. De acordo com André Vicentim, diretor do Grupo EGSA do Brasil, com a transformação energética há muitas oportunidades para repensar os equipamentos atuais. “Nesse sentido, a EGSA do Brasil, líder na América do Sul, tem adotado uma cultura inovadora, com evidências ao papel transformador na indústria do GLP”, acentua.