É o maior desenvolvimento na história da montadora
Créditos
VWCO, Divulgação
Com investimento na ordem de R$ 1 bilhão, a Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu o portfólio de produtos de cargas para 2023, com a reformulação de todos os modelos das famílias Delivery, Constellation e Meteor. São cerca de 4.500 peças novas, com a localização de diversos componentes. Todos testados e aprovados na maior frota de protótipos construída pela montadora. Ao longo do programa, foram mais de 100 veículos envolvidos no maior estudo já conduzido pela marca.
Com novas configurações de trem de força, os caminhões podem entregar, em média, economia de combustível de até 5% quando comparados com os antecessores. As novas potências e os torques superiores trazem até 10% mais de eficiência em todos os tipos de aplicação. Também estão habilitados a transportar em média 10% a mais do que os veículos do portfólio anterior. A escolha do sistema de tratamento de emissões foi cuidadosamente avaliada para atender à nova regulamentação e entregar o melhor resultado operacional.
São cinco motorizações atualizadas para novas tecnologias e padrões de emissões, nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação. Nos caminhões menores, o Delivery Express e o 6.170, a VWCO usará o motor FPT, desenvolvido com calibração exclusiva. Os veículos de nove a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de quatro litros.
A linha Constellation contempla o motor MAN D08 de cinco litros para o segmento de 14 a 18 toneladas. Já o motor MAN D08 de sete litros entra para o segmento de 18 a 31 toneladas e o Cummins de nove litros está sob medida para aplicações de até 53 toneladas. Os extrapesados da família Meteor utilizam o motor MAN D26 de 13 litros. Desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo, tem potências de 480 cv e 530 cv e torque de 2.400 Nm e 2.600 Nm, respectivamente.
As transmissões automatizadas e automáticas ganham ainda mais espaço no portfólio dos caminhões, antecipando essa tendência aos clientes. A caixa da Traxon passa a vir de série nos Constellation acima de 18 toneladas, além de continuar presente nos extrapesados Meteor. Para os modelos de 14 a 18 toneladas, a opção é entre a transmissão manual ou automática da ZF de oito velocidades, desenvolvida exclusivamente para a linha de médios da Volkswagen. Os veículos de 3,5 a 13 toneladas contam com a caixa Eaton de seis velocidades, com a opção automatizada para os modelos de nove e 11 toneladas.
Para as transmissões automatizadas, uma série de tecnologias facilita o dia a dia do motorista e proporciona ainda mais economia e segurança. Entre elas, predictive shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais inteligente e eficiente. Já o eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.
A montadora também investiu na segurança dos produtos da nova geração. Agregou itens de segurança ativa, como os controles de estabilidade e de tração, e o sistema de assistência de partida em rampa. Em tecnologia passiva destacam-se o cinto de segurança integrado ao banco, regulagem dos faróis e a redução no nível de ruídos pelo acionamento dos freios.
Os bancos agora estão mais ergonômicos graças aos apoios de cabeça e lombar (pneumático), além da regulagem da carga do amortecedor. Ainda contam com ajuste de altura e novos revestimentos, além da opção de tecido antibacteriano. A linha Constellation passa a contar com a opção de suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento para os modelos acima de 18 toneladas.
Muitas novidades na família Constellation
Sob medida para médias e longas distâncias, os novos cavalos mecânicos Constellation 19.380 4×2, 25.380 6×2 e 25.480 6×2 desembarcam no mercado com grandes novidades. Para a cabine, um novo visual com luzes de posições em LED, luzes de condução diurna integradas aos faróis e banco do motorista com cinto integrado premium. O 25.480 passa a ser equipado com o motor MAN D26 de 13 litros, transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon de 12 marchas e predictive shifting de série. Também traz a exclusiva suspensão pneumática na cabine de quatro bolsões e o novo pacote Prime. Para a quinta roda, a montadora disponibiliza duas opções de altura e placas poliméricas como opcional.
A nova família Constellation Off-Road é composta pelos modelos 27.260 6×4, 31.320 6×4, 32.380 6×4 e 33.480 6×4 Tractor. O para-choque metálico, antes disponível apenas para a versão Tractor, agora se estende para as versões 31.320 6×4 e 32.380 6×4 com proteção nos faróis e a 27.260 ganha o para-choque metálico curto, indicado para construções civis nas cidades.
O novo pacote Off-Road, disponível para os modelos acima de 31 toneladas, é composto pelo volante multifuncional, banco com novo revestimento e cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Além disso, estão equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon, de 12 marchas e com funções exclusivas de operação para as versões 32.380 e 33.480: off-road, que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração; e a rock-free, que auxilia a saída de atolamentos e buracos.
Os modelos acima de 18 toneladas contam com um novo sistema de direção e suspensão dianteira parabólica com mais durabilidade e maior capacidade de carga técnica. Também incluído no pacote está o novo banco do motorista com cinto integrado com mais funções de ajustes e novos revestimentos. A suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento passa a ser um opcional para todos os modelos acima de 18 toneladas.
A família VW Constellation Robust atende aos segmentos urbano, rural, rodoviário e vocacionais com os modelos 14.210 4×2, 17.210 4×2, 18.210 4×2, 18.260 4×2 e 26.260 6×2. A flexibilidade de aplicação dos modelos se deve às três opções de cabine oferecidas para os modelos acima de 18 toneladas: estendida, leito teto baixo e leito teto alto com opções de entre eixos.
Diferencial dessa família, os modelos saem de fábrica com ar-condicionado, bancos com novo revestimento que facilita limpeza diária e é a única montadora que oferece opção de banco para três passageiros. O para-choque curto é na cor do veículo, perfeito para operar nas cidades. Como opção, a versão metálica é ideal para serviços de alta complexidade.
Os modelos Robust são equipados com o motor MAN D08, nas variações de quatro cilindros, com potência de 210 cv, ou de seis cilindros com potência de 260 cv. Para o VW Constellation 18.210 está disponível como opcional a transmissão automática ZF de oito velocidades, além da transmissão manual de seis marchas de série. Já os VW Constellation 18.260 4×2 e 26.260 6×2 vêm com transmissão manual nas versões direta e overdrive de seis marchas.
De maneira geral, os modelos Constellation ganharam capacidade técnica de carga e, com isso, novas nomenclaturas. Assim nascem os caminhões Constellation de 18 toneladas (antes 17) e 26 toneladas (previamente 24). Já os fora de estrada de 26 toneladas viram 27 toneladas.
A família Constellation tem opção para todas as preferências. Os VW Constellation Prime são indicados para médias e longas distâncias com os modelos 18.320 4×2, 26.320 6×2 e 30.320 8×2. Os modelos com o pacote prime recebem novidades como volante multifuncional com conexão ao celular e computador de bordo, novo painel com funcionalidades inéditas e suporte de celular, item que agora está como opcional para todos os modelos da família.
Para os modelos V-Tronic, a alavanca de marchas foi reposicionada e ficará na coluna de direção do lado direito, junto com a seletora. Os novos bancos com cinto integrado premium chegam de série. Além disso, os modelos estão com ar-condicionado, trio elétrico e rádio com bluetooth.
Para substituir o líder de vendas na categoria de semipesados, o VW Constellation 24.280, o modelo 26.320 vem com motor MAN D08 de sete litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. O modelo conta com sistema SCR e tanque adicional de Arla 32. Também estará disponível na versão 8×2: o VW Constellation 30.320 agora com entre eixo longo 6.500 mm de série.
O 26.320 recebe a nova transmissão V-Tronic, ZF Traxon, de 12 marchas, com a avalanca reposicionada para a coluna de direção do lado direito, junto com a seletora. O componente é mais silencioso e agrega novas funções como sensor de inclinação, eco-roll (ou a “banguela eletrônica” com acionamento manual), modo manobra para as condições de movimentação com baixíssima velocidade e o kick-down. Para maior segurança, a marca antecipou os itens de legislação e o modelo vem equipado com assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, tudo de série, além do ABS e EBD.
Delivery elevam capacidade de carga
A família é a mais completa do segmento para distribuição urbana e conta com seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 que tem aplicação mista — urbano e fora de estrada — e o 13.180 6×2, todos disponíveis com até quatro opções de entre eixos. O VW Delivery 11.180 será destaque com a maior capacidade de carga do seu segmento, agora com PBT de 10.800 kg. Para garantir ainda mais segurança, a VWCO traz um novo freio dianteiro. Outro destaque é o novo Delivery 9.180 que chega com PBT de 9.200 kg, traduzindo-se em mais 625 kg de carga útil, comparado com a versão anterior. A transmissão usada é a automatizada V-Tronic de seis marchas. Antecipando as legislações, a VWCO apresenta como série o controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração, além dos já conhecidos ABS e EBD.
A nova geração traz um novo visual para os caminhões leves com luzes de condução diurna, luzes de posição e lanternas em LED. O pacote Prime de série é equipado com banco do motorista com suspensão à ar ou pneumática, revestimentos dos bancos em couro sintético, rádio com bluetooth, trio elétrico, ar-condicionado, para-choque na cor do veículo e conectado com a RIO Box.
e-Delivery ganha mais tecnologia
Lançados há pouco mais de um ano no mercado, os caminhões VW e-Delivery 2023 terão ganho de capacidade de carga útil de até 10%, tornando-os os maiores de seus segmentos. Também agregam pacote ainda mais tecnológico e vão estrear nova central multimídia, novos faróis com luzes de condução diurna em LED, sistema de alerta de frenagem e suporte para celular, entre outros.
A família e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com seis ou três módulos de bateria. Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total agora passa a 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg. Já o e-Delivery de 14 toneladas está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg.
Desde a estreia no mercado, já foram produzidas mais de 350 unidades do modelo, que vão atuar nas mais variadas aplicações, da distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo. O veículo já está preparado para operar em condições severas, como a de coleta de resíduos ou frigorífico.
Mais potência e conforto no Meteor
As novas versões dos Meteor 28.480 e 29.530 estão mais potentes e confortáveis. Ambos saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon 12 ou 16 marchas com funções exclusivas, climatizador, basculamento elétrico e predictive shifting.
A cabine premium da VWCO está cada vez mais confortável, conectando o motorista com o futuro por meio do painel digital de 10 polegadas e personalizável, nova multimídia, volante multifuncional com conexão ao celular e geladeira. No VW Meteor também há o controle eletrônico das suspensões, tecnologia que garante menor consumo de ar e um alto nível de amortecimento nos mais diversos tipos de estradas e vias brasileiras.
Montadora qualifica painel de instrumentos
O painel de instrumentos terá uma versão digital com 10 polegadas, que será disponibilizada a partir do segundo semestre de 2023. Será possível definir as informações que aparecem no painel para o motorista, como autonomia, pressão e nível de óleo, econômetro, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo de combustível e dados sobre a viagem.
O painel analógico também está reformulado com novo display que garante melhor visualização de suas funcionalidades. Ambas as opções de painel contam com uma ferramenta na qual o motorista do veículo é avaliado e pontuado de acordo com seu desempenho em aceleração, frenagem e troca de marcha, além de receber recomendações para aprimorar esses critérios.
O volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade é outro destaque do portfólio da VWCO. Nele, os comandos de acesso ao computador de bordo, central multimídia e atendimento de chamadas via telefone podem ser feitos com apenas um botão.
As famílias VW Delivery e Constellation também terão a opção, a partir do segundo semestre de 2023, de uma nova central multimídia: a partir de uma tela de sete polegadas, é possível conectar dispositivos móveis via bluetooth ou USB, espelhá-los com o Android Auto ou Apple CarPlay ou ainda utilizar assistentes de voz como Google e Siri. Com o novo suporte para o celular, opcional para essas linhas, o motorista pode manusear o aparelho sem que o foco na estrada seja desviado.
Veículos 100% conectados
Para conferir ainda mais rentabilidade, os veículos também poderão sair 100% conectados de fábrica. A partir de 2023, todos os caminhões que deixarem a linha de montagem da VWCO poderão estar conectados à plataforma de serviços digitais da montadora, o RIO. Dos leves aos extrapesados, os veículos serão equipados com o módulo que permite aos clientes ativarem planos de serviços, desde básicos a avançados, com uma modalidade especial para os elétricos.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus registra um ganho médio de rentabilidade para seus clientes de até 15% com a adesão à plataforma RIO. Esse saldo ocorre pela redução dos custos operacionais a partir do melhor gerenciamento do veículo e da frota em termos de manutenção, logística, reorganização de rotas e segurança.
A montadora é a que tem o maior número de canais de atendimento digital para os clientes, desde os mais tradicionais, como telefone, site e redes sociais, aos mais modernos. Todo o universo de serviços da montadora, inclusive o RIO, integram a estrutura de serviços VolksCare, com soluções sob medida para prestar total assistência para os clientes.
Reformulados, os planos de manutenção agora estão disponíveis em três opções customizadas para cada necessidade dos clientes.
Rede aportará R$ 200 milhões
Para fazer frente à toda essa estratégia, a rede de concessionárias contabilizará mais de 10 novas casas até o ano que vem. As inaugurações e modernizações ocorrem por todo o país, superando investimentos de R$ 200 milhões. Os aportes chegam para acompanhar o ritmo de recuperação das vendas de caminhões e ônibus da marca. Há novidades no Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Volvo projeta mais de R$ 2 bi em negócios na Fenatran
- MATÉRIA ANTERIOR: Fenatran bate recorde de público e atinge R$ 9,5 bilhões em negócios