Companhia dobrou exportações no último trimestre e inicia novas entregas para o Chile

Redação Transpodata

Crédito: Marcopolo, Divulgação

A retomada das viagens rodoviárias aquece as exportações da Marcopolo, que praticamente dobraram no último trimestre, na comparação anual, com 1.321 unidades enviadas para o mercado externo. Em novembro, a companhia inicia novas entregas para o Chile, país para o qual chegará ao total de 944 unidades exportadas até o final deste ano. “O turismo rodoviário está retornando globalmente e as operadoras estão renovando ou ampliando as frotas de olho na temporada de férias de fim de ano. No mercado latino-americano, mesmo com as adversidades econômicas, seguimos fechando negócios e iniciaremos nas próximas semanas a entrega de 28 ônibus Marcopolo G8 para empresas chilenas”, explica André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais e Operações Comerciais Mercado Externo da montadora.

O executivo observa que, na América Latina, o México também é um mercado importante para a Marcopolo, que está alterando o seu mix de vendas no país, substituindo gradualmente os altos volumes de modelos urbanos por produtos rodoviários. No terceiro trimestre deste ano, a receita líquida consolidada das exportações da Marcopolo foi de R$ 389,4 milhões, representando 25,7% da receita registrada pela companhia no período. O número embarcado de 1.321 ônibus representou crescimento de 96% em comparação ao mesmo período de 2021.

COPA DO MUNDO

Em que pese ser um volume pequeno, o fornecimento de seis ônibus para o Catar garante grande visibilidade aos produtos da Marcopolo, que estão circulando durante a Copa do Mundo de Futebol 2022, entre os meses de novembro e dezembro. As unidades, dos modelos Paradiso G8 1200 e Audace 1050, foram produzidas nas fábricas do Brasil e da China e entregues para operadores locais. Atualmente, a companhia exporta para 120 países. “Esse negócio demonstra a expertise e a atuação global da Marcopolo. Para melhor atender os clientes e tornar o negócio mais eficiente, optamos por modelos com características diferentes e fabricados em dois países, no Brasil e na China”, destaca Ângelo Oselame, coordenador comercial Mercado Externo da Marcopolo.

As duas unidades do rodoviário Paradiso G8 1200 foram produzidas na fábrica de Ana Rech. Os veículos têm chassis com configurações distintas, de acordo com as solicitações específicas de cada operador. Segundo Oselame, um dos modelos conta com apenas seis poltronas leito, lounge para sala de reuniões com tv e sofá, cozinha completa e estáà disposição da entidade organizadora. Os demais ônibus Marcopolo são do modelo Audace 1050. Os veículos foram produzidos na unidade da MAC (Marcopolo China) e entregues a um operador privado para o transporte de torcedores convidados por um dos principais patrocinadores do evento em transfers locais, entre o aeroporto, hotel e estádios onde serão realizados os jogos.

A fabricante tem grande tradição no fornecimento de ônibus para o transporte de delegações e torcedores durante torneios de futebol realizados pela Fifa. As participações mais expressivas foram nas copas realizadas na África do Sul, em 2010, e no Brasil, em 2014, quando a fabricante foi a principal fornecedora de veículos, inclusive de modelos para o transporte coletivo urbano das cidades-sede. Entre as edições de 2010 e 2014, a companhia comercializou mais de 1000 ônibus.

No Catar, a Marcopolo tem um volume anual de vendas entre 20 e 30 veículos. Em 2022, com a retomada das atividades presenciais e a realização de um dos principais eventos esportivos do mundo no país, a companhia brasileira registrou crescimento das vendas na região, com 46 veículos comercializados. A consolidação de empresas que atuam no setor de energia também reflete no aumento das vendas de ônibus exclusivos para o fretamento. Neste ano, foram 40 unidades dedicadas às empresas de energia que buscam veículos para realizar o transporte de profissionais.

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