O IDELT – Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente foi fundado em 16 de fevereiro de 1996 por um grupo de tecnólogos preocupados e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico sustentável e dispostos a colocar seus conhecimentos e experiência profissional a serviço da sociedade.
Nesse dia, consolidaram-se as aspirações de diversos profissionais de contribuir com a sociedade de forma legalmente reconhecida e responsável, em favor da sociedade.
As organizações da sociedade civil da época buscavam fundamentalmente contribuir para a implementação das políticas nacionais. Elas preenchiam a lacuna entre o público (estatal) e o privado (corporativo), atuando na formulação e implementação de ações voltadas à consolidação das atividades de promoção humana e desenvolvimento social.
Às vezes no setor comercial, às vezes no setor público, essas instituições foram essenciais para garantir o acesso e ampliar as políticas de saúde, educação, transporte, mobilidade urbana, proteção ambiental e muito mais.
É o caso das Santas Casas, pioneira dos serviços de saúde geridos institucionalmente no Brasil nas décadas de 40 e 50, seguidas pela educação e assistência social de 1950 a 1990.
Enquanto isso, desde a fundação da Cruz Vermelha na década de 1850, o Terceiro Setor Internacional cresceu forte e diversificado, com voluntários organizados para defender várias causas, incluindo a erradicação da escravidão, causas humanitárias, direitos humanos e sociais e proteção da flora e fauna. Todas essas ações eram sustentadas por doações.
O termo ONG – Organização Não Governamental -, começou a ser utilizado na década de 1940, pela ONU, ao final da Segunda Guerra Mundial. Referia-se às organizações privadas que recebiam apoio de órgãos públicos para o desenvolvimento de comunidades, com a criação de projetos de apoio à reconstrução de alguns países, com apoio às populações pobres.
No Brasil, o número e a diversidade de ONGs começaram na década de 1980, por meio de ações voluntárias e parcerias com o Estado. Também houve um aumento no apoio e financiamento de instituições privadas, estatais e internacionais para a implementação de programas sociais.
Assim, na década de 1990, com a criação e reconhecimento dos espaços de atuação do terceiro setor, as ONGs ganharam força e visibilidade como organizações que complementam a ação nacional na implementação de projetos estratégicos de desenvolvimento social e econômico.
O IDELT nasceu neste contexto. Há 25 anos, orienta seu trabalho para promover o desenvolvimento econômico social e sustentável. Trabalho construído por seus dirigentes, centenas de colaboradores e milhares de beneficiários. Pessoas que ousaram perceber a importância do que se estava fazendo e que estimularam outras a fazer. Igualmente, o IDELT cooperou com a organização de muitas outras instituições similares.
Graças ao poder dos bons resultados, criou um movimento poderoso capaz de agregar pessoas de valor, construindo diversos projetos que mudam a vida de outras pessoas, instituições e empresas. Tivemos coragem e confiança para ousar fazer o aparentemente impossível.
Durante essa trajetória, muitos projetos técnicos, sociais e ambientais foram desenvolvidos. Alguns deles contribuíram efetivamente para o estabelecimento e aprimoramento de políticas públicas.
Da mesma forma e com o mesmo sentido de colaboração, é que o IDELT vem contribuir com a TranspoData na comemoração de sua centésima edição e de seu 15º aniversário, destacamos a intermodalidade como tema a ser percorrido, apontando gargalos, desafios, mas principalmente oportunidades.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Oportunidades para o transporte multimodal
- MATÉRIA ANTERIOR: Panorama Truckvan 2022